Iniciativa melhora alimentação de famílias de baixa renda e fortalece agricultura familiar

  • ícone de compartilhamento


Ação da Prefeitura Municipal de Resende Costa, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), tem contribuído para melhorar a alimentação de pessoas de baixa renda e para o desenvolvimento da agricultura familiar do município.

O programa, chamado Progredir, destina a cerca de 100 beneficiários vale-compras de alimentos no valor de R$ 80, para serem gastos na Feira Livre do Rosário. O auxílio será distribuído mensalmente para as famílias cadastradas.

“O objetivo é promover a dignidade dos moradores de baixa renda e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar do município”, afirma a extensionista de Bem-estar Social da Emater-MG, Elisabeth Almeida.

Além do valor recebido mensalmente, os beneficiários participam de oficinas oferecidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Em contrapartida, as crianças das famílias devem frequentar a escola e ter carteira de vacinação em dia. As gestantes recebem acompanhamento pré-natal, além de orientações depois do parto.

Público

O público atendido foi definido entre as pessoas cadastradas no Cras, com base no CadÚnico, que é um registro do governo federal, com informações sobre as famílias de baixa renda. Esses dados são atualizados pelas prefeituras municipais em todo o país.

O Progredir também representa outras vantagens para o município. Com o cartão para gastar em produtos da feira, aumenta o número de compradores e o volume comercializado, o que contribui para movimentar a economia local. “Os agricultores interessados em participar da feira podem procurar a Emater-MG e preencher uma ficha com dados pessoais e informações sobre os itens a serem comercializados. Os produtos são variados: hortaliças, bolos, biscoitos, doce, mel e peixe, entre outros”, explica Elisabeth Almeida.

Resende Costa

O município de Resende Costa tem 800 agricultores familiares cadastrados na Emater-MG e a feira é realizada todos os sábados, das 7h às 12h, na Praça do Rosário. As atividades presenciais, que haviam sido suspensas devido à pandemia de covid-19, retornaram no último mês de junho.