Inscrições para Concurso Internacional do Queijo vão até 25/10
Produtores de queijo têm até o dia 25/10 para se inscreverem no Concurso Internacional do Queijo, que será realizado durante a ExpoQueijo 2021 - Araxá Internacional Cheese, na região do Alto Paranaíba. A competição será nos dias 5 e 6/11, no Tauá Grande Hotel e Thermas de Araxá.
A expectativa é a de que o concurso receba 800 queijos de 14 países produtores, que serão julgados por especialistas nacionais e internacionais. Eles irão apontar qual região produz os melhores queijos do mundo. As inscrições devem ser feitas pela internet no site www.expoqueijobrasil.com.br.
O Governo de Minas é apoiador do evento, com participação da Emater-MG na organização do concurso.
“A Emater participou da construção do regulamento técnico, ela mobiliza os agricultores para as inscrições. No dia do concurso, um grupo de técnicos terá participação no júri. E outro grupo vai ajudar no recebimento dos queijos, na catalogação e na organização para o trabalho dos jurados”, explica a gerente da Divisão de Programas Especiais da Emater-MG, Mariza Flores.
Também são parceiros na promoção da ExpoQueijo 2021 a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Sebrae-MG, o Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Aqmara e a prefeitura de Araxá.
Categorias
As categorias do concurso variam de acordo com a matriz leiteira (vaca, búfala, cabra e ovelha) e as tecnologias queijeiras. Cada produtor pode se inscrever em até três categorias. A participação só é aceita caso o produtor esteja em dia com registros dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE), Federal (SIF), e também o Sisbi (equivalência) ou Selo Arte, para produtos artesanais. Os queijos provenientes dos outros países seguirão as normas determinadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para entrarem em território brasileiro. As regras para envio também podem ser encontradas no site.
A curadoria da competição será realizada pela Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf), com sede na Itália. A Onaf é reconhecida internacionalmente pela formação de provadores por meio de um método codificado e é referência mundial no trabalho de valorização dos queijos e preservação do sabor.
Queijo Minas Artesanal
Um dos destaques do concurso será a participação dos produtores do Queijo Minas Artesanal (QMA). Ele é uma iguaria herdada dos colonizadores portugueses e foi reconhecido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
O QMA precisa ser feito a partir do leite integral de vaca fresco e cru, retirado e beneficiado na propriedade de origem. O queijo deve apresentar consistência firme, cor e sabor próprios, massa uniforme, isenta de corantes e conservantes.
Na fabricação, além do sal e do coalho, é utilizado o pingo: um fermento natural extraído do soro da produção de queijo do dia anterior. A estimativa é de que o Queijo Minas Artesanal seja produzido por 9 mil pequenos produtores do estado.
Atualmente, Minas Gerais conta com oito regiões já reconhecidas como produtoras deste tipo de queijo: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro.
ExpoQueijo 2021
O concurso mundial é uma das atrações da ExpoQueijo 2021 - Araxá Internacional Cheese. O evento terá 200 estandes para exposição de produtos e patrocinadores, praça de alimentação com espaço para restaurantes e food trucks, feira de negócios, área para apresentações culturais e espaço para oficinas, treinamentos e palestras. A Expoqueijo será promovida de 4 a 7/11.