Instituições produzem atividades esportivas para alunos com deficiência
Em Minas Gerais, com a criação dos Núcleos de Fomento ao Desporto em 2019, a partir de edital lançado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, instituições iniciaram a oferta de atividades esportivas para os alunos com deficiência.
Agora, com o desafio imposto pelo coronavírus, o edital foi adaptado. Com o ajuste, cada executor contemplado teve oportunidade de escolher entre três formas de atuação durante o período de isolamento social: teletrabalho, adiantamento de férias ou suspensão temporária do termo/convênio.
Em ação
As atividades promovidas são importantes ferramentas para fortalecer o contato com alunos e seus familiares.
Em Três Pontas, região Sul do estado, por exemplo, a opção da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi pelo teletrabalho. Os conteúdos são produzidos em vídeos, e postados na internet em um canal do YouTube criado exclusivamente para este fim.
A associação desenvolve conteúdos que estimulam a prática de atividades físicas, envolvendo inclusive música. Com o recurso, a Apae também realizou a contratação de um professor e um estagiário. Além de criar o conteúdo, eles fazem o acompanhamento da execução das atividades. “Criamos uma rotina para postar os vídeos. Existem alguns desafios, que motivam ainda mais os alunos, principalmente porque eles já gostam muito de rede social", observa a superintendente, Maria Rosilda Reis.
Segundo ela, as atividades remotas têm funcionado, com pelo menos 96% dos alunos participando ativamente do projeto."A linguagem e o formato ajudam bastante. Fazemos com que seja uma forma de entretenimento, que seja prazeroso. Essa modalidade de trabalho também aproximou e uniu mais as famílias que, antes, não tinham um contato tão frequente com os alunos”, comemora.
Prática esportiva
No município de Turmalina, na região do Vale do Jequitinhonha, o termo com a Associação de Promoção ao Lavrador e Assistência ao Menor (Aplam) foi viabilizado via emenda parlamentar. O objetivo principal é fomentar a prática de esporte, principalmente do futebol. O contato com os alunos e as atividades são repassadas às famílias por meio de três grupos no aplicativo de mensagens WhatsApp.
O coordenador da unidade, Valtermir Assis de Castro, destaca que as atividades remotas são uma das principais aliadas contra a ociosidade. “As videoaulas são preparadas e enviadas no grupo, e as crianças fazem de casa. Como nosso conteúdo é voltado para o futebol, que é uma modalidade que eles gostam bastante, o retorno que temos recebido dos pais tem sido bom, principalmente porque ajuda a ocupar a mente dos alunos", explica.
Com o recurso da emenda, a Aplam de Turmalina contratou coordenador, monitor, preparador de goleiros e secretária administrativa, para atingir a meta de atendimento de 200 beneficiários.