Intervenção artística no Palácio da Liberdade celebra Dia Mundial dos Animais

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) promoveram, na noite de segunda-feira (4/10), uma projeção mapeada de imagens na fachada do Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A exposição do vídeo, com imagens da fauna silvestre, teve o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação desses animais para manutenção dos ecossistemas e equilíbrio ecológico.  

A iniciativa fez um alerta à sociedade para crimes cometidos contra a fauna silvestre e ao meio ambiente em geral, como o tráfico e comércio ilegal de animais, os maus-tratos, o desmatamento e os incêndios florestais criminosos que, por sua vez, são responsáveis pela perda de habitats e por incontáveis mortes de animais.   

Sisema / Divulgação

A projeção foi uma iniciativa do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Coordenadoria de Defesa da Fauna do Ministério Público, executada com recursos de medidas compensatórias ambientais do MPMG, por meio da Plataforma Semente.   

O Dia Mundial dos Animais é celebrado desde 1931, quando a data foi dedicada aos animais, durante um congresso, em Viena, e passou a ser celebrada no mundo inteiro.

Público aprova

Quem passou pela Praça da Liberdade se surpreendeu com as imagens do vídeo no intervalo entre 18h30 e 22h. Foi o caso dos irmãos Igor Matuck, de 31, advogado, e Lala Matuck, de 30, engenheira. Em meio a um passeio de bicicleta pelo local, os dois pararam na porta do Palácio da Liberdade para apreciar a projeção.

“Achei uma excelente iniciativa do Estado usar espaços públicos para conscientizar a população desse tema que é tão importante e tão sensível”, disse Igor. 

O norte-americano James Deivid Son, de 54, também praticava exercícios físicos na Praça da Liberdade e atravessou a rua em direção ao Palácio da Liberdade para conferir a projeção de perto. “Achei o trabalho muito lindo e estou impressionado com as imagens que são muito fortes, especialmente quando mostram o perigo que os animais passam”, disse. 

Percepção também relatada pela estudante Nathália Bruna de 32, que filmou parte da projeção, enquanto assistia em frente ao Palácio. “Incrível essa ideia de usar o espaço público para levar conscientização às pessoas. O vídeo traz cenas impactantes e aliar a arte com essa realidade que, por vezes está distante de nós, na cidade, é algo realmente surpreendente. Parabéns aos idealizadores do projeto. Iniciativas como essa devem sempre acontecer”, afirmou.