Ipsemg quer retomar fluxo de atendimentos no Centro de Especialidades Médicas

  • ícone de compartilhamento

Em visita às unidades do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), a direção do instituto confirmou o desejo de retomar as consultas médicas no Centro de Especialidades Médicas (CEM) ao mesmo patamar de 2019, que era de 270.621. Para se ter ideia, durante 2020, em que a pandemia atingiu seu maior número de casos, as consultas no Centro de Especialidade tiveram queda significativa e atingiram a marca de 132.352.

Para voltar com os atendimentos - reduzidos desde o começo da pandemia -, estão em andamento estudos para arranjos que permitam o reaproveitamento de consultas, prática que estava interrompida em conformidade com as medidas restritivas de prevenção à covid-19, já que apenas os pacientes agendados tinham acesso ao local.

Em 2019, foram 14 mil agendamentos entre as consultas que seriam perdidas, aproveitando-se vagas de pacientes agendados que não compareceram e que outro beneficiário fez a busca pelo atendimento de última hora, presencialmente.

Para o próximo ano, o Ipsemg também tem como projeto realizar exames ambulatoriais dentro do CEM, de modo a levar mais facilidade para o paciente que já está agendado para consulta eletiva na unidade. Para isso, está em análise o limite orçamentário para que sejam executadas adequações no espaço e a compra de equipamentos.

Estrutura e funcionamento

A presidente do Ipsemg, Luiza Campos, esteve no CEM e on Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidades próprias do Instituto localizadas na área hospitalar de Belo Horizonte, para verificar a estrutura e funcionamento, além de ouvir as equipes sobre projetos para os locais.

Também participaram do percurso no CEM a chefe de gabinete, Camila Parrela, o diretor de Saúde, Rodrigo Kleinpaul, e o gerente do CEM, Marcelo Diniz. Já no HGIP, a vice-presidente Gerlainne Cristine Lopes esteve presente, juntamente com o diretor de Saúde.