Jequitinhonha recebe ações de prevenção à violência contra a mulher

  • ícone de compartilhamento

O Outubro Rosa, mês de alerta sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, ganha novas temáticas, visando à proteção mais ampla da mulher, no Vale do Jequitinhonha. O enfrentamento da violência doméstica e familiar, um dos assuntos da programação, está sendo tratado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em rodas de conversa presenciais e palestras on-line.

PCMG / Divulgação

As ações da PCMG são realizadas por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Diamantina, alcançando outras cidades da região. Segundo a delegada Kiria Orlandi, o objetivo é disseminar informações relativas aos direitos disponíveis às mulheres e à proteção em casos de violência. Os pontos abordados incluem também questões sobre a cultura machista e o papel da mulher na sociedade.

A titular da unidade policial destaca a importância da iniciativa. “São essas ações preventivas, aliadas ao trabalho ostensivo, que trazem à PCMG uma maior confiança da população e proximidade com as comunidades locais, especialmente quando temos situações de crimes motivados por desigualdade de gênero. Essas ações conseguem retirar da invisibilidade situações de violência doméstica e sexual”, explica Kiria Orlandi.

Itinerário

Na última semana, a equipe Deam embarcou no Ônibus Lilás, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), acompanhada de integrantes da Rede de Mulheres do Alto Jequitinhonha, e percorreu os distritos de São João da Chapada (Diamantina) e Alecrim (São Gonçalo do Rio Preto), bem como a comunidade rural de Mato Grosso (Serro), que contou com a participação de policiais civis lotados na Delegacia em Serro.

Nos três pontos de parada, além do bate-papo acerca da violência doméstica e de questões em torno desse fenômeno, as mulheres tiveram acesso a atendimentos policial e psicológico para amparo legal. Os encontros ainda foram marcados por apresentações artísticas e culturais locais.

Agenda

Para encerrar as atividades, a delegada Kiria Orlandi ministra, nesta terça-feira (26/10), a palestra “E esse tal de empoderamento feminino?”, às 17h, no auditório do Centro Especializado de Reabilitação (CER) em Diamantina. Amanhã (27/10), ocorrerá uma live, a partir das 19h, promovida pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), oportunidade em que Kiria irá tratar sobre a violência contra a mulher nos âmbitos do direito e da judicialização. Por fim, na quinta-feira (28/10), haverá uma roda de conversa com o tema “Direitos da Mulher”, às 17h, na Unidade Básica de Saúde em Datas.
 

  • Clique aqui e acesse o Manual Básico de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, elaborado pela PCMG.