Jucemg promove capacitação para municípios mineiros
Em parceria, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg - MG) e o Sebrae-MG promoveram capacitação com municípios mineiros integrados à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Participaram da videoconferência secretários municipais, agentes de desenvolvimento e atendentes da Sala Mineira do Empreendedor.
Na capacitação, houve apresentação do balanço das atividades da Redesim neste ano e do relatório “Movimentação de empresas - Jucemg”, além da apresentação de ferramentas utilizadas na efetivação da rede, que promovem a melhoria do ambiente de negócios no estado.
Hoje, a Jucemg disponibiliza aos municípios dados de forma rápida e interativa, com possibilidade de consulta 24 horas por dia e ferramentas como filtro e relatórios que permitem apresentar a movimentação de empresas na Jucemg dos últimos quatro anos de todos os municípios mineiros. Também há a possibilidade de utilizar filtros para comparar os dados de várias prefeituras.
Um dos objetivos é mostrar que os dados do relatório poderão servir de base para que os municípios os transformem em informações estratégicas para elaboração de políticas públicas e, ainda, contribuir para a formalização de empresas.
Balanço 2022
Gerente de Integração da Junta, Gabriel Tavares destacou que as prefeituras têm acesso a informações de movimentações de empresas no município por meio da ferramenta “exportação de empresas”, presente no sistema de licenciamento e disponibilizada para as prefeituras integradas.
Tavares informou que mais de 340 Salas Mineiras do Empreendedor estão em funcionamento no estado , sendo que 29 foram abertas em 2022 proporcionando a melhoria do ambiente de negócios de desenvolvimento econômico local.
“A Sala Mineira proporciona à prefeitura prestar serviços com maior qualidade e rapidez para empreendedores e contadores, que têm acesso a serviços, orientações e capacitações da Jucemg, Sebrae, prefeitura e eventuais parceiros em um local único.”
Tavares também citou a integração dos órgãos estaduais à Redesim, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Receita Federal, Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG) e prefeituras.
"Estes órgãos compartilham informações em um sistema informatizado permitindo aos usuários terem acesso às licenças de funcionamento pela internet, com rapidez e segurança."