Junta Comercial apresenta novas parcerias ao mercado

  • ícone de compartilhamento

Junta Comercial do Estado de Minas Gerais promoveu, nesta semana, o 5º Encontro com os municípios integrados à Redesim. Com participação de agentes de desenvolvimento, atendentes da Sala Mineira do Empreendedor e secretários municipais, a videoconferência destacou a importância da melhoria do ambiente de negócios e do desenvolvimento econômico dos municípios mineiros.  

O objetivo do encontro foi apresentar novas parcerias para a Sala Mineira do Empreendedor, um espaço de referência para que o empresário, o contador e o cidadão de forma geral tenham acesso a uma série de serviços em um local único, sem a necessidade de visitar diversos órgãos.  

Gerente de Integração da Jucemg, Gabriel Tavares reforçou que, além da instituição, Sebrae-MG e prefeituras, “os municípios podem e devem agregar mais serviços às Salas Mineiras, firmando parcerias com entidades de crédito, associações comerciais, CDLs, faculdades, entre outros, como o Sine.” As informações para adesão ao Sine podem ser solicitadas por meio do e-mail dgat@social.mg.gov.br.  

Representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a diretora de Gestão do Atendimento ao Trabalhador da Coordenação Estadual do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Angela Souza ressaltou que a parceria entre o Sine e a Sala Mineira beneficia o cidadão, seja para aquele que busca recolocação no mercado, seja para o que pretende empreender”.  

Projeto Ponte Digital    

Ângela apresentou ainda o Projeto Ponte Digital, cujo objetivo é assegurar o acesso aos serviços digitalizados do Sine - disponibilizados on-line e em lojas virtuais pelo Ministério da Economia – para os cidadãos que não têm acesso a esses recursos ou que não saibam utilizá-los.

O projeto funciona por meio de parcerias entre o Governo de Minas e as prefeituras com pontos de atendimentos nos quais os trabalhadores recebem orientações, instruções e esclarecem dúvidas quanto ao uso das ferramentas.  Em Minas, o projeto já funciona em nove municípios, totalizando mais de mais de 1.180 atendimentos realizados.  

Marcel Souza, superintendente de Gestão e Fomento ao Trabalho e à Economia Popular Solidária da Sedese, ressalta que “a vida acontece no município e as parcerias com entidades locais são fundamentais para implementar políticas públicas de qualidade para o cidadão”.  

Rede Sine

A Rede Sine Minas Gerais está presente, atualmente, em 123 municípios do estado, com 133 unidades de atendimento ao trabalhador. Os serviços prestados são: intermediação de mão de obra; orientação à emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); habilitação ao seguro-desemprego; qualificação social e profissional; orientação e certificação profissional; pesquisa e informações do trabalho e fomento a atividades autônomas e empreendedoras conforme as resoluções e normativas do Conselho Federal do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).