Live sobre saúde mental discute papel da atenção primária

  • ícone de compartilhamento

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realizou, nessa quarta-feira (5/8), o primeiro seminário on-line sobre saberes e práticas na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do estado. Em setembro e outubro estão previstos outros dois encontros sobre o tema.

A diretora geral da ESP-MG, Lenira de Araújo Maia, reforçou a importância do debate sobre saúde mental, especialmente neste momento de pandemia e isolamento social. Psicóloga da Atenção Primária à Saúde de Jeceaba, Michelle de Almeida Cézar abordou a Raps do município, que fica a 124 quilômetros da capital e conta com uma população de um pouco mais de 5 mil habitantes, a maioria na zona rural.

Durante a pandemia, em que a proximidade com os pacientes fica mais difícil, a equipe está buscando estratégias, como ligar para os atendidos ou conversar por meio de aplicativos para fazer o acompanhamento.

Os próximos seminários sobre saúde mental ocorrem em 2/9 e 7/10, às 15h, no canal da ESP-MG no YouTube. Os eventos são abertos ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Clique aqui para acompanhar a conversa de quarta-feira na íntegra.