Live aborda monitoramento de crianças nascidas de mães infectadas pelo coronavírus
A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizam, na próxima quinta-feira (4/3), às 13h30, uma live para discutir e divulgar a nota informativa Recomendações sobre o monitoramento de crianças nascidas de mães infectadas pelo SARS-CoV-2 durante a gestação, no âmbito do SUS MG”. A iniciativa faz parte da ação estratégica Cuida de Minas, da SES-MG.
A live será destinada aos profissionais da atenção primária à saúde e da atenção especializada que atuam no monitoramento de crianças.
Cenário
Embora ainda não tenham sido comprovadas alterações no desenvolvimento de crianças que são filhas de mães infectadas pelo Sars-CoV-2 (coronavírus), foram observadas evidências de comprometimento da gestação em mulheres infectadas pelo vírus. Em especial, o baixo crescimento fetal e a prematuridade, o que despertou um olhar mais atento para o monitoramento do desenvolvimento neuropsicomotor.
Por isso, os profissionais que atuam na ação “Cuida de Minas” promoveram estudos e discussões com professores da Universidade Federal de Minas Gerais e como produto de todo esse trabalho, elaboraram a nota informativa, que será apresentada e debatida durante a live.
Participam do encontro, as professoras do Departamento de Pediatria da UFMG, Aline Bentes e Cláudia Regina Lindgren; a referência técnica da Coordenação de Atenção à Pessoa com Deficiência (CASPP/SES-MG), Gabriela Januário, e a professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFMG, Stela Maris Aguiar Lemos. O debate será mediado pela coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência da SES-MG, Renata Cardoso Vaz.
Participação
Interessados poderão obter declaração de participação, desde que registrada a presença na transmissão. As informações e link para registro serão disponibilizados ao início e fim do evento e, também, na descrição da live.
A transmissão será feita pelo Canal da ESP-MG no Youtube.
Todas as lives transmitidas pela ESP-MG ficam gravadas e disponíveis para acesso no canal a qualquer momento.
Cuida de Minas
Frente à pandemia provocada pela covid-19, várias medidas de prevenção, enfrentamento e contingenciamento foram executadas pelo Governo de Minas. Uma delas foi a criação da ação estratégica Cuida de Minas.
A iniciativa foi pensada para desenvolver medidas de garantia da integralidade e da continuidade dos cuidados aos usuários com condições crônicas e com outras condições de saúde que precisam ser assistidos, mesmo em tempos de pandemia.
O objetivo da ação estratégica é publicar diretrizes assistenciais, notas informativas, guias e outros documentos para orientar gestores municipais de saúde e profissionais de saúde, visando ao retorno gradual dos atendimentos presenciais frente à situação de emergência em saúde pública em Minas Gerais. Outro objetivo, ainda, é elaborar documentos com orientações para usuários e familiares/cuidadores.
Serviço
Live - Monitoramento de crianças nascidas de mães infectadas pelo Sars-CoV-2
Data: 4/3/2021 (quarta-feira)
Horário: 13h30
Transmissão: no canal da ESP-MG no Youtube.