Livro traz relatos sobre cotidiano de presos da Penitenciária de Uberlândia
"Meu Diário". Este é o nome escolhido por cinco detentos da Penitenciária de Uberlândia, alunos de alfabetização da escola estadual que tem seu segundo endereço dentro da unidade prisional, para o livro que traz o relato sobre o dia a dia dentro da prisão, recheado de observações muito peculiares e visões incomuns de uma dura realidade.
Sob orientação da professora Sione de Fátima da Silva, com o apoio da equipe pedagógica da penitenciária, a ideia do livro nasceu a partir do projeto "Quem foi Carolina Maria de Jesus: Como ela ainda nos ensina que a educação transforma vidas", desenvolvido pela professora entre os meses de setembro e novembro de 2022. O trabalho em sala de aula foi estruturado por meio da leitura do diário de Carolina durante duas semanas e, dele, partindo para a construção de relatos sobre quarenta dias no cárcere, cada dia uma história.
Nos relatos, os alunos falam sobre dores, saudades, medos e vários sentimentos que a dura vida do cárcere oferece, e mostram também como o amor em sua sublime forma de alfabetização pode transformar vidas.
O livro "Meu Diário" será lançado na manhã desta sexta-feira (16/12), na Penitenciária de Uberlândia, com a presença dos profissionais da Escola Estadual Mário Quintana, que funciona dentro da unidade prisional, dos presos alunos da alfabetização e autores dos textos.
Serviço
Lançamento do livro "Meu Diário"
Dia: 16.12.2022 - 9 horas
Local: Penitenciária de Uberlândia (Rodovia Municipal Daura Ferreira Cherulli, s/nº, Km 5, Zona Rural – Uberlândia)