Mais de mil rolos de fios e cabos são interditados pelo Ipem-MG na Grande BH
Equipes do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realizaram operação especial de fiscalização de fios e cabos elétricos em estabelecimentos (incluindo fabricantes, distribuidores e varejistas) da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
A força-tarefa, que contou com a atuação de oito agentes de fiscalização da Região Metropolitana de BH e do interior do estado, divididos em duas equipes, interditou 1.171 unidades de rolos de fios e cabos em um total de 1.432 unidades fiscalizadas.
Os fios e cabos interditados não podem ser comercializados até o resultado final dos ensaios realizados em laboratório.
Após as conclusões, se confirmadas as fraudes relacionadas ao setor de fios e cabos elétricos, o Ipem-MG irá gerar autos de infração para os responsáveis, distribuidor ou fabricante, que terão prazos para a ampla defesa e contraditório dentro do processo administrativo.
Além disso, Ipem-MG irá intensificar as suas operações de fiscalização relacionadas aos segmentos de fios e cabos elétricos em todo o estado devido ao alto índice de irregularidades encontrado nos dias 9 e 10/9.