Mais um frigorífico recebe selo do Certifica Minas Frango Caipira
A produção de frango caipira em Minas Gerais teve mais uma empresa reconhecida pelo programa Certifica Minas. A integradora Fredini Alimentos, proprietária de uma granja e um frigorífico em Maravilhas, na região Central do estado, já pode comercializar seus produtos com o selo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), executado por suas vinculadas -Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG),Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Na prática, o selo confere ao consumidor a certeza de que os frangos foram, entre outras características, criados soltos, com alimentação vegetal e não forçada, explica o gerente de Certificação do IMA, Rogério Fernandes. “Nossos auditores verificaram documentos, realizaram entrevistas e analisaram visualmente todo o processo produtivo quanto ao cumprimento de 114 critérios de certificação. E essa é a segurança que o consumidor precisa”, destaca.
Expectativas
A empresa Fredini abate, aproximadamente, 8 mil aves certificadas a cada 70 dias, o equivalente a cerca de 45 mil por ano. Para manter o selo, que precisa ser renovado periodicamente, há uma série de protocolos a serem obedecidos. “As aves devem ser criadas soltas em piquetes de pastejo, que são sempre cercados, bem ventilados, com sombreamento. Deve-se também respeitar a linhagem de crescimento lento e rústico, o que dá maior resistência às aves diante de enfermidades”, explica o coordenador do Programa Certifica Minas Frango Caipira no IMA, Maurício Teixeira Pontes.
Minas tem, atualmente, 310 municípios que produzem frango caipira com algum propósito de comercialização, como afirma o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Carlos Eduardo Bovo, que acredita no potencial de crescimento do setor no estado.
Sobre
O programa Certifica Minas tem a finalidade de assegurar a qualidade dos produtos agropecuários e agroindustriais produzidos no estado e a sustentabilidade de seus sistemas de produção, proporcionando maior competitividade e favorecendo a inserção em novos mercados.
Além do frango caipira, a iniciativa conta com selos para algodão, azeite, cachaça, café, carne bovina, frutas, leite, orgânicos, ovo caipira, hortaliças, queijo artesanal e produtos sem agrotóxicos.
O selo de certificação tem validade de um ano, podendo ser revalidado, de acordo com o interesse do produtor, após novas auditorias do IMA, o órgão certificador oficial do Estado. Produtores da Agricultura Familiar têm adesão gratuita ao programa. A adesão é voluntária.
Todos os detalhes sobre Certifica Minas podem ser encontrados em: www.ima.mg.gov.br e www.agricultura.mg.gov.br/certificaminas.