Maternidade Odete Valadares promove encontro de mães de prematuros

  • ícone de compartilhamento

A Maternidade Odete Valadares (MOV), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), inicia as atividades do Novembro Roxo – mês internacional para a sensibilização para a prematuridade – na próxima segunda-feira (4/11), às 14h, com um encontro de mães de bebês prematuros que nasceram na MOV e foram cuidados pela equipe de Neonatologia da unidade. Na ocasião, elas irão dar depoimentos sobre a experiência. A atividade será na Casa da Gestante.

É considerado prematuro o bebê que nasce antes de 37 semanas de gestação. A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que, no Brasil, são registrados cerca de 300 mil prematuros por ano. O número que coloca o país na 10ª posição no ranking mundial de prematuridade – principal causa de mortalidade infantil até os 5 anos em todo o mundo. 

Na Odete Valadares, referência em gestação de alto risco em Minas, nasceram 415 prematuros em 2017 e 449 em 2018. O nascimento precoce gera grande impacto na vida do bebê e da família, além de custos altos para a assistência à saúde.

Além do encontro de mães, outras atividades já estão confirmadas ao longo do mês: no dia 6/11, às 18h, a MOV recebe a médica pediatra Filomena Camilo do Vale para uma palestra sobre a atitude dos profissionais de Saúde diante do sofrimento e do luto. No dia 12, a partir das 8h30, a unidade realiza o III Seminário da Prematuridade, com a presença de especialistas que irão abordar temas como atenção humanizada à gestante de risco, especificidades da amamentação do prematuro, fatores determinantes no parto prematuro, entre outros.

Serviço

Encontro de mães de prematuros na Maternidade Odete Valadares / Novembro Roxo

Data: 4/11 (segunda-feira)

Horário: 14h

Local: Casa da Gestante da MOV - Avenida do Contorno, 9.494, bairro Barro Preto - Belo Horizonte