Minas busca inspiração em Israel para soluções de uso de água

  • ícone de compartilhamento

Divulgação/Semad

A tecnologia empregada em Israel para aumento na eficiência de uso de água é o principal objetivo da missão do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) que visita o país nesta semana para participar do Ag Tech Israel 2019. A diretora-geral do Igam, Marília Carvalho de Melo, está no Oriente Médio desde o dia 24 de agosto, conhecendo os métodos e tecnologias usados pelo país para uso eficiente dos recursos hídricos e melhores resultados na agricultura. A missão reúne executivos, empresários, acadêmicos e empreendedores em um período de imersão em inovação, com visitas técnicas em fazendas e empresas agrícolas.

As visitas incluíram o kibutz Magal, onde foi concebida e criada a Netafim, uma companhia internacional de irrigação que desenvolveu uma tecnologia de gotejamento. O kibutz é uma comunidade com base em trabalho agrícola ou agroindustrial. Segundo Marília Melo o sistema de gotejo hoje faz fertirrigação, pela qual o fertilizante é misturado na água e depois distribuído pelas tubulações até os gotejadores.

Recentemente, a empresa desenvolveu um sistema interno maleável que ajusta a pressão conforme a variação da topografia do terreno. “Outro destaque é que no Kibutz 100% da irrigação é feita com água de reuso”, destaca Marília. No local, são produzidos abacate, algodão e azeitona.

A empresa Netafim desenvolveu ainda um sistema simples para irrigação de pequenas áreas onde não se tem acesso à energia. Com um galão e uma coluna de água de um metro, abastece o sistema de gotejamento de até 15 metros linear. A solução é utilizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em países pobres.

Essas e outras experiências estão sendo compartilhadas para servir de referência às políticas de recursos hídricos em Minas Gerais. A missão do Igam em Israel prossegue até sexta-feira (30/8).