Minas Gerais e Santa Catarina trocam experiências sobre Defesa Civil

  • ícone de compartilhamento

Representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) fizeram, neste início de agosto, uma visita técnica aos órgãos do Governo de Santa Catarina. Em cinco dias, a missão teve como objetivo conhecer as boas práticas e a estrutura organizacional de proteção e defesa civil catarinense, além de compartilhar informações sobre o trabalho realizado na gestão de riscos e desastres.

Durante a visita, a Cedec conheceu o Centro de Gerenciamento de Risco e Desastres da Defesa Civil (Cigerd), que engloba diversos órgãos para ação em desastres em Santa Catarina. Essa estrutura conta com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais e Gestão de Crise e Respostas a Desastres.

Na oportunidade, a Defesa Civil de Minas Gerais também realizou uma palestra para troca de experiências sobre barragens. Ministrada pelo coordenador-adjunto de Defesa Civil, tenente coronel Flávio Godinho, a apresentação teve como tema “As ações e os cenários que são encontrados em função das atividades de mineração e no atendimento aos desastres, a exemplo de Brumadinho”. Ele ainda lembrou o apoio das instituições catarinenses nas operações de Segurança Pública do Governo de Minas em Brumadinho.

"A troca de experiências é importante para que possamos inovar com ações de determinadas regiões do Brasil em nosso estado”, observa o coordenador-adjunto. Segundo Godinho, Minas Gerais tem características bem diversas em seu território, como os impactos da seca na região Norte e, em outras regiões, da chuva. A visita técnica a Santa Catarina, completa o tenente-coronel, foi realizada “para aprender ações com eles, que tanto sofrem com inundações e alagamentos. E também fomos repassar informações sobre ações em função de rompimento de barragens”.

De acordo com o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, a palestra da Cedec sobre Brumadinho ocorreu em uma boa hora. Em Santa Catarina, está em andamento a divulgação do Plano de Ação e Emergência das Barragens de Proteção e Defesa Civil. Na sequência, será realizado um grande simulado para preparar a população para qualquer emergência. "Neste mês, vamos acompanhar, em Minhas Gerais, a execução de uma simulado (em Itabira)", ressalta Júnior.

Mais informações: Assessoria de Comunicação – Defesa Civil - (31) 3915-0953