Minas Gerais lança sua marca de destino
A singularidade de Minas Gerais, que se traduz em seu valioso patrimônio cultural e histórico, sua natureza exuberante, gastronomia diversa, na segurança que o Estado oferece ao turista e na hospitalidade do povo mineiro, passa agora a ser representada em uma marca de destino. O governador Romeu Zema, juntamente com o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, lançam a marca nesta terça-feira (1/10), às 10h, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
Diante de mercados turísticos nacional e internacional cada vez mais disputados, a construção e consolidação de uma marca de destino é um dos elementos importantes para apresentar determinado local para atração de mais investimentos e visitantes, estimulando, inclusive, no turista o desejo de retornar. A marca de destino de Minas Gerais passa a integrar uma série de políticas e ações de posicionamento do Estado. Entre estas iniciativas estão as ações de promoção dos atrativos e roteiros, participação em feiras e eventos e cursos e capacitações voltados a agentes e operadores de turismo.
O objetivo da marca é também ser a identidade do destino e ser utilizada de forma ampla por todos os atores da cadeia produtiva do turismo, se estendendo também a outros setores que queiram identificar seus produtos. A marca de destino se vincula às características do lugar, fazendo referência a seus atributos e talentos.
Patrimônio mineiro
No caso de Minas Gerais, a marca de destino resume os maiores patrimônios do estado, que são o próprio povo mineiro e sua hospitalidade, além do legado histórico, da segurança, das belezas naturais e da rica gastronomia. A marca tem a vanguarda em seu DNA e, ao mesmo tempo, promove uma identificação imediata, gerando reconhecimento por parte do público.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, a marca é um ativo que pode ser trabalhado juntamente com questões de economia criativa, ao lado dos setores criativos que atuam no estado, num processo em que turismo e cultura se retroalimentam continuamente. “A marca de destino é a ‘ponta do iceberg’ de uma estratégia muito maior. Ela é o que gente vê, mas transmite diversas nuances que são trabalhadas nos bastidores. Com relação a Minas, através da marca falamos que nosso estado é tradicional e ao mesmo tempo contemporâneo, falamos de um território que se destaca frente a outros e que ainda tem muito a ser descoberto”, enfatiza.
No cenário econômico vigente, a marca também contribui para o fortalecimento das estratégias de marketing do destino, que incluem pensar quais mercados se quer alcançar e como expandi-los, e com que tipo de ferramentas de atração de público se pode atuar. O intuito é que a nova marca de destino seja absorvida não somente pelo trade turístico, mas também pelas entidades e instituições que atuam nas diferentes esferas em Minas Gerais, e que possa ser usada em ações compartilhadas.