Minas lança Portfólio de Boas Práticas Regionais no Turismo 2020
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) lançou o portfólio Boas Práticas Regionais no Turismo 2020. A publicação é um compilado de iniciativas que busca fortalecer o desenvolvimento do Turismo no estado, no âmbito das Instâncias de Governança Regionais (IGRs).
Com este relatório, que segue os passos do portfólio publicado em 2019, a ideia é reconhecer, incentivar e dar visibilidade às ações das IGRs, importantes interlocutoras e articuladoras da política de regionalização do Turismo no estado. Além disso, considerando as peculiaridades de cada região, a proposta é que o portfólio sirva de inspiração para que as instâncias desenvolvam ações inovadoras e sustentáveis nas atividades turísticas.
O levantamento das ações foi feito por meio de formulário on-line, no qual as 44 IGRs do estado tiveram a oportunidade de inscrever suas ações. Foram 66 iniciativas, tendo como eixos Promoção, Governança e Sustentabilidade. Além de passar pela equipe técnica da Secult, a seleção das ações para a composição do portfólio ficou à cargo das Câmaras Temáticas do Conselho Estadual de Turismo, que avaliaram as iniciativas com notas de 0 a 10, sendo considerados os quesitos: inovação; benefícios; metodologia; e resultado.
Das 66 iniciativas inscritas, 39 foram selecionadas para compor o portfólio, contemplando um total de 13 IGRs.
O secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, destaca a importância do diálogo e do trabalho conjunto entre o Estado e as entidades e os profissionais da Cultura e do Turismo em Minas para recuperar e fortalecer os setores na pandemia. “Todas as boas práticas apresentadas neste portfólio são um reflexo da variedade e da potência turística que Minas Gerais oferece, considerando as características e as especificidades de cada região. É necessário compartilhar boas experiências, que demonstram como o Turismo vem sendo exercido com profissionalismo e seriedade, sobretudo pela forma como foi imposta a necessidade de se reinventar e de se adequar a novas tendências e exigências”, afirma.
Acesse aqui o portfólio Boas Práticas Regionais no Turismo 2020