Minas participa de pesquisa cultural em parceria com universidade portuguesa

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) firmou parceria com a Universidade do Minho de Portugal para realizar a pesquisa “Cultura e Desenvolvimento: Projetos Culturais e a Agenda 2030”, que será aplicada em todo o estado.

Desenvolvido pelo Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho (POLObs), o projeto é dividido em duas etapas, destacando os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 da ONU.

Na primeira etapa, haverá coleta e mapeamento de projetos culturais de profissionais e organizações do setor cultural brasileiro, países lusófonos e ibero-americanos, que atendam às diretrizes da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Já o segundo ciclo será baseado em formação com a realização de oficinas voltadas para organizações e profissionais da área cultural. O objetivo desta etapa é gerar ideias de projetos culturais em rede, a partir da Agenda 2030 e ODS.

Como participar

Interessados em participar da pesquisa devem preencher o formulário on-line “Projetos culturais e Agenda 2030” até 31 de agosto. Acesse o documento aqui.

Em seguida, aguardar a convocação para participação no projeto, que ocorrerá na primeira quinzena de setembro.

O processo de identificação de projetos culturais desenvolvidos a partir da Agenda 2030 é efetuado, essencialmente, por meio do preenchimento voluntário de formulários disponibilizados em ambiente virtual, que irão permitir a categorização e o mapeamento dos projetos em função de um conjunto de parâmetros, como os ODS e as metas da Agenda 2030, domínio e função culturais principais, destinatários, contexto e âmbito territorial.

Saiba mais sobre o projeto neste link.