Minas participa de programa europeu sobre desenvolvimento urbano sustentável
Um mapeamento realizado pela União Europeia para identificar as regiões com potencial de inovação para o desenvolvimento local fez com que o Estado fosse convidado a participar da International Urban Cooperation (IUC). A ação conecta cidades e regiões de diferentes partes do mundo para compartilharem soluções para problemas em comum em relação ao desenvolvimento urbano sustentável, com vistas ao estabelecimento de projetos conjuntos de cooperação.
Entre os dias 24 e 28 de junho, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) receberá comitiva da Silésia (região da Polônia) para dar continuidade ao trabalho iniciado entre os dois governos. Há duas semanas, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Juliano Pinto, e a assessora-chefe da Assessoria de Parcerias Nacionais e Internacionais (APNI), Maria Bueno, estiveram na região para iniciar a missão e dar desdobramento ao programa. Assim como ocorreu em solo europeu, a comitiva, composta por representantes de instituições da Silésia, visitará as principais referências de ciência, tecnologia e inovação de Minas Gerais.
“Minas Gerais tem potencial e está sabendo aproveitar estas parcerias internacionais para mostrar nossas oportunidades e tudo aquilo que nos coloca como referência em tecnologia, inovação e cooperação internacional”, garante Maria Bueno. Ela acredita que o estado tem oportunidade de criar alternativas para além da crise ao potencializar o desenvolvimento econômico da região.
Ecossistema de inovação da Holanda
A convite do governo holandês, o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Victor Becho, e a assessora-chefe da APNI, Maria Bueno, participaram como única delegação brasileira da The Next Web Conference, em Amsterdã, Holanda. Na oportunidade, os representantes de Minas Gerais conheceram o ecossistema da região e prospectaram ações e iniciativas de cooperação técnica.
A comitiva da Sedectes visitou o Parque Tecnológico da Universidade de Amsterdã, o Programa de Pesquisa IXA (Innovation Exchange Amsterdam) e o StartupAmsterdam, dentre outros. Eles também estiveram no consulado-geral do Brasil na cidade e na Embaixada do Brasil no município de Haia. Em função da visita, a embaixadora Regina Dunlop convidou Minas Gerais para ser o tema do Brazil Network Day, que acontecerá em outubro.
A delegação também prospectou parcerias com outros órgãos de empreendedorismo e inovação holandeses. Em maio, os dois representantes estaduais fizeram parte da única delegação brasileira a participar do fórum global de discussão de boas práticas de políticas públicas voltadas ao ecossistema de startups, o StartupCity Summit. Como desdobramento, em parceria com o Escritório Holandês de Apoio aos Negócios (NBSO-Brasil), será realizada a primeira edição do StartupCity Summit Minas Gerais (em outubro deste ano) e a segunda edição do StartupCity Summit Latin América, no próximo ano.
Todas as ações são financiadas pela União Europeia, perseguindo metas ambiciosas e com a intenção de tornar as parcerias duradouras.
Mais informações: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - (31) 3915-5030 / 5118