Minas promove treinamento sobre Plataforma Integrada do Turismo para Pará e Sergipe
A criação da Plataforma Integrada do Turismo (PIT) pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), se tornou referência nacional para gestão pública do setor. No fim de junho, a pasta promoveu mais um treinamento para gestores públicos de outros estados. Desta vez, representantes das secretarias estaduais do Pará e de Sergipe tiveram acesso à ferramenta para entender aspectos de criação, funcionamento, implementação e gestão.
Os dois estados já estão em processo de implantação da plataforma, cedida gratuitamente pela Secult. Voltada para manter o diálogo e o compartilhamento de informações com municípios, além de atualizar dados on-line e promover a interatividade com turistas de diversas localidades, a PIT permite que tanto o Estado quanto municípios contem com uma importante ferramenta para a gestão e a promoção do Turismo.
A Plataforma Integrada do Turismo reúne os formulários do Inventário da Oferta Turística, preenchidos digitalmente por gestores municipais. Esses documentos auxiliam na gestão e no conhecimento da verdadeira realidade dos municípios do mineiros. Além disso, os dados inseridos em toda a base gerencial são utilizados para alimentar o portal promocional Minas Gerais (www.minasgerais.com.br), destinado a visitantes. O site reúne informações buscadas por turistas que desejam conhecer melhor o estado.