Moradores do Campo das Vertentes aprendem a cultivar hortaliças Pancs em vasos
Um projeto de difusão de tecnologias da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está contribuindo para valorizar hortas urbanas em Santa Cruz de Minas, no Campo das Vertentes. A “Nossa Horta”, nome dado à horta comunitária do município, está gerando alimento, ocupação e renda para moradores locais.

Na última semana, mais uma etapa do projeto foi cumprida. Um grupo de moradores recebeu capacitação sobre o cultivo de hortaliças Pancs (Plantas alimentícias não convencionais) em vasos. A pesquisadora Izabel Cristina dos Santos recebeu o coordenador municipal de Economia Solidária de Santa Cruz de Minas, Jorge Luiz Morais, e quatro voluntárias para acompanhar como as hortaliças se desenvolvem e produzem bem nessas condições.
A pesquisadora da Epamig destacou a necessidade de se adequar o tamanho do vaso ou recipiente reciclado ao tamanho final da planta e da adubação orgânica adequada. O grupo foi incentivado a identificar algumas hortaliças Pancs que já são cultivadas na horta comunitária do município, como a bertalha verdadeira (Basella alba) e o peixinho (Stachys byzantina), entre outras atividades. Um momento de degustação encerrou o encontro.
A primeira ação do projeto foi realizada no mês de abril e, desde então, hortas do município estão recebendo sementes de hortaliças Pancs e supervisão técnica de pesquisadores da Epamig em São João del-Rei. É da equipe local da empresa a missão de, ainda, preparar e distribuir kits com sementes, mudas e cartilhas, com a garantia de cumprimento todas as medidas estabelecidas pelas autoridades sanitárias neste período de pandemia.
Outros municípios
O projeto de incentivo ao cultivo de hortaliças Pancs no Campo das Vertentes também alcança outras cidades da região, como São João del-Rei e Lavras.