Municípios da Bacia do Rio Doce encerram ciclo de Pré-Conferências Regionais do Pesb-MG

  • ícone de compartilhamento

Mais uma etapa de participação popular na elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico de Minas Gerais (Pesb-MG) foi realizada nos dias 31/8 e 1/9. Na oportunidade, foram apresentados dados preliminares do saneamento básico no Território do Saneamento Rio Doce, que engloba 221 municípios, localizados majoritariamente no Leste do estado de Minas Gerais.

Representantes de diversas instituições de interesse e atuação no saneamento discutiram os principais problemas enfrentados em relação à prestação dos serviços de saneamento básico no Território e suas possíveis soluções. Além disso, foram eleitos 20 delegados, representantes da sociedade civil, prestadores de serviços e poder público, os quais representarão o Território na Conferência Estadual “Unindo Minas pelo Saneamento”.

O evento foi o último de uma série de sete Pré-Conferências Regionais realizadas, contemplando os 853 municípios de Minas Gerais.

Próximas etapas 

Com a conclusão das pré-conferências nos sete territórios de saneamento, será elaborado o diagnóstico consolidado dos territórios e o prognóstico com a finalidade verificar as demandas futuras pelos serviços e de traçar os cenários de desenvolvimento. Ao final, serão propostas ações, projetos e programas, com definição de metas e estratégias de atuação para cada eixo do saneamento para o estado de Minas Gerais.

A última etapa do trabalho será a Conferência Estadual “Unindo Minas pelo Saneamento”, que consiste na consolidação dos resultados das informações tratadas nas etapas anteriores. Todos os documentos já produzidos no âmbito do Pesb encontram–se disponíveis na página do meio ambiente no link.

No site também está disponível, durante todo o processo de elaboração do Pesb-MG, formulário de contribuição onde a população pode enviar comentários e sugestões sobre os produtos publicados.

- Clique aqui para acessar o formulário de contribuição para o Pesb-MG.