Municípios do Sul de Minas recebem visita técnica para acompanhamento do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis
De 23/5 a 27/5, visitas técnicas foram realizadas em quatro municípios do Sul de Minas para acompanhar e supervisionar as ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Escolas públicas dos municípios de Coqueiral, Inconfidentes, Bueno Brandão e Poços de Caldas, na Região Sul do estado, são visitadas para supervisão e apoio pedagógico às ações de educação ambiental desenvolvidas.
O programa reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária desenvolvidas pela Semad, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), visando capacitar educadores, por meio da disponibilização de curso EAD de Educação Ambiental, além de fornecer, aos alunos, atividades práticas semanais de educação ambiental. O programa será implementado em 70 municípios de Minas, em 140 escolas e 280 turmas do ensino fundamental, beneficiando mais de 5 mil alunos de todas as regiões do estado. Os municípios foram selecionados por meio de edital.
Ricardo Cottini, analista da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad e um dos gestores do programa, é o responsável pelas visitas técnicas, que incluem acompanhamento das ações, reunião com gestores municipais, diretores, secretariado e prefeitos, além de um momento de contato com alunos participantes para uma breve fala de incentivo, motivação e elogio aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos por eles.
Com os professores é realizada uma oficina pedagógica, com objetivo de abordar as técnicas de ensino e aprendizagem, além de receber um feedback das informações de cada atividade proposta.
Para Ricardo Cottini, a educação ambiental deve ter um enfoque técnico e científico, mas em conjunto com aspectos e promoção do desenvolvimento da cidadania, pautado na ética, no senso crítico, no caráter democrático e humanista, na pluralidade de ideias e na diversidade de pessoas, começando do local, para o global.
Rodrigo Franco, subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, disse que as visitas aos municípios são uma forma de consolidar parcerias e reforçar o papel de cada um nas políticas públicas para o meio ambiente. “O foco na educação ambiental fortalece o envolvimento e motiva a sociedade para atuar em conjunto com o poder público”, disse.
Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis é um catalisador para as mudanças necessárias. “Começando pela população jovem, que num futuro bem próximo, atuará de forma ativa em diversos ramos da economia, esperamos que elas tenham uma base bem sólida com relação às questões ambientais e possam aplicar esses conhecimentos no exercício profissional, tendo um olhar mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente”, frisou.
A mascote
Para promover a mobilização e engajamento de todos nas atividades propostas, foi realizada com as escolas uma enquete para escolha do nome da mascote que representa o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis. Professores e alunos escolheram o nome Lua, cuja votação contou com mais de 1,1 mil participantes.