Neab/Unimontes promove a VI Semana da Consciência Negra 

  • ícone de compartilhamento

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unimontes (Neab), que ao longo da sua atuação na universidade, tem desenvolvido ações no sentido de promover a igualdade racial, promove a VI Semana da Consciência Negra-Neab - XI Seminário Discente Petcre, do curso de Ciências da Religião. 

Nesta edição, o Neab objetiva, além de celebrar a cultura afro-brasileira, abordar a Lei 10.639/2003 como um importante marco político da luta do povo negro no combate ao racismo na sociedade brasileira. A Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, incluiu no currículo escolar o ensino da História e Cultura afro-brasileira. Contudo, pesquisas apontam que a escola resiste à sua efetiva implementação. 

As atividades do evento propõem a discussão sobre o “status” da lei na educação a partir do diálogo entre pesquisadores da temática, personalidades da sociedade civil e alunos da Unimontes. 

Conforme a coordenadora do Neab, professora Ângela Cristina Borges, “racismos e preconceitos somente serão extirpados de nossa sociedade com a educação, e essa ocorre em família, no espaço religioso e, na escola”. 

Com uma extensa programação, a VI Semana da Consciência Negra-Neab / XI Seminário Discente Petcre do curso de Ciências da Religião teve início na quinta-feira (17/11) com o seminário “O devir-negro do mundo”, que encerrou na sexta-feira (18/11), e se estende até o sábado (26/11).