No Dia Mundial da Água, Epamig destaca projetos de pesquisa com recursos hídricos
Em 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água, com objetivo de estimular práticas de conservação, preservação e proteção dos recursos hídricos no mundo inteiro. A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) tem desenvolvido uma série de projetos nessa área.
No último ano, a empresa, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), instituiu o Programa de Pesquisa (PEP) "Recursos Hídricos, Ambientais e Piscicultura", que busca desenvolver tecnologias para permitir usos mais eficientes da água para os produtores rurais mineiros.
Segundo o coordenador do PEP, Fúlvio Simão, as ações estão focadas em manejos adequados da irrigação em propriedades rurais; práticas agronômicas que propiciam conservação da água e do solo; recuperação ambiental de áreas relacionadas à preservação de recursos hídricos e ao desenvolvimento de sistemas de aquicultura.
"Nossos trabalhos com recursos hídricos são bem direcionados aos produtores rurais mineiros. Temos compromisso com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis de uso e de captação de água para produção de alimentos, fibras, biocombustíveis, dentre outros", explica.
Recursos hídricos
A Epamig ainda colabora com a gestão de recursos hídricos em Minas Gerais representando o poder público estadual em Comitês de Bacias Hidrográficas e órgãos colegiados correlatos.
Para saber mais sobre o Programa de Pesquisa "Recursos Hídricos, Ambientais e Piscicultura" e conhecer as principais linhas de pesquisa em desenvolvimento da Epamig, clique aqui.