Obras vão melhorar abastecimento e esgotamento sanitário no Vale do Jequitinhonha

  • ícone de compartilhamento

Copanor, empresa subsidiária da Copasa, passa a operar os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do distrito de Caçaratiba, em Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, a partir de 1/9. A rede tem 470 ligações e vai beneficiar cerca de 1.800 habitantes da região. A previsão é que 100% da localidade seja atendida com água e esgoto.

Diversas etapas das obras do sistema de abastecimento de água já foram concluídas: construção e instalação de Estação de Tratamento de Água (ETA), incluindo casa de química, laboratório e ETA pré-fabricada composta por floculador, decantador e filtros; construção e instalação de poço profundo com capacidade de produção de 3 litros por segundo; construção de elevatória e de adutora de água bruta; implantação de redes de distribuição de água; criação e padronização de ligações prediais de água; além de reservatório de água tratada, e reforma do reservatório de água bruta. 

Com relação às obras do Sistema de Esgotamento Sanitário, a Copanor já finalizou a construção e instalação de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), incluindo tratamento preliminar, leito de secagem, laboratório, dissipador do efluente tratado e ETE pré-fabricada composta por reator anaeróbio de fluxo ascendente e filtro; implantação de ligações prediais, redes coletoras e interceptoras de esgoto; construção seis fossas/sumidouros para atender imóveis onde, tecnicamente, essa era a solução mais viável.  

Turmalina     

A companhia licitou as obras de ampliação e melhorias da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Turmalina. Nesse empreendimento, a Copasa irá investir R$ 2.589.242,55, beneficiando cerca de 14 mil pessoas, com mais qualidade de vida e saúde.