Observatório do Turismo faz sondagem sobre impactos do coronavírus

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A crise provocada pela Covid-19 tem deixado um cenário de incertezas para vários setores. No turismo, a situação não é diferente, já que a circulação de pessoas é um dos pilares da atividade, o que vai contra as recomendações das autoridades de saúde pública de distanciamento social neste momento, para conter o avanço da doença.

Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), por meio do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), elaboraram uma pesquisa de sondagem para avaliar os impactos da pandemia nos diversos setores do turismo e da economia criativa. A ação, que é coordenada em articulação com a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, é destinada a diferentes profissionais e empresas da área, e contempla uma série de atividades que se encontram paralisadas diante do cenário atual.

A proposta é desenhar um diagnóstico inicial da situação enfrentada pelo trade turístico, traçando um prognóstico previsível para o setor, a partir do impacto gerado pelas medidas de distanciamento. A sondagem, que pode ser acessada até a próxima segunda-feira (20/4), contempla questões referentes a fluxo, faturamento e emprego nas empresas.

Foram convidados a responder as perguntas empreendimentos como agências e operadoras, bares e lanchonetes, e aqueles ligados a eventos, hospedagem, consultoria, restaurantes, atrativos, parques, transportadoras, dentre outros.

Percepções

Para a superintendente de Políticas do Turismo da Secult, Flávia Ribeiro, essa sondagem dá voz aos empresários e empreendedores, uma vez que as questões elaboradas foram pensadas para avaliar a percepção de quem está na ponta e já precisou tomar medidas urgentes para continuar suas atividades.

“A partir das respostas que coletarmos, vamos conseguir pensar em subsídios para o monitoramento da situação e para a construção de soluções que sejam adequadas aos diversos setores e regiões. A pesquisa permitirá, também, compreender a dimensão dos impactos da Covid-19 no turismo do país como um todo e delinear como Minas Gerais se posiciona nesse sentido em relação ao Brasil”, destaca a superintendente.

A pesquisa do OTMG, que foi elaborada a partir de um estudo aplicado em São Paulo e compartilhado com a Rede Brasileira de Observatórios do Turismo, tem abrangência nacional e está sendo realizada de forma articulada.

O questionário direcionado ao trade turístico, incluindo Gastronomia, reúne 21 questões a respeito da área de atuação da empresa ou profissional, o porte da empresa e a como a pandemia afetou o fluxo de caixa, considerando o balanço financeiro e as projeções de faturamento até maio. O documento também pretende avaliar se houve alterações no preço do serviço ou produto oferecido, demissões e expectativa dos profissionais para o período pós-pandemia.

A pesquisa está disponível neste link.

Impactos locais

Em ação mais regionalizada, a mesma sondagem também vai avaliar os impactos do isolamento social em setores da economia criativa em Minas Gerais. A partir da compilação dos dados, a pesquisa pretende interpretar as perspectivas de continuidade dos negócios com base na percepção dos empreendedores. O questionário está disponível clicando aqui. Neste caso, o público deve responder a 25 perguntas que, além de abordarem aspectos da situação fiscal, avaliam a relação de empreendedores com parceiros, prestadores de serviços e outros.

Após a compilação das respostas recebidas, serão elaborados diversos relatórios com comparativos entre estados e para os diversos setores do turismo e da economia criativa e da gastronomia. A expectativa é de que seja possível entender o atual cenário, para o desenvolvimento de políticas públicas mais adequadas.