OGE-MG fará seminário on-line de prevenção e combate ao assédio moral no serviço público
A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG) promoverá, na próxima quarta-feira (24/3), o Seminário Estadual de Prevenção e Combate à Prática de Assédio Moral na Administração Pública, edição 2021.
Ambiente de trabalho mais digno, saudável e positivo é o tema do seminário virtual, realizado pela plataforma Youtube, das 10h às 12h30. Os interessados em participar do evento deverão, no dia do evento, acessar este link.
O evento, de iniciativa da OGE-MG, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag),é direcionado a servidores públicos do Estado. Serão abordados temas que levam à compreensão, reflexão e conscientização sobre o que é o assédio moral e condutas como essa no ambiente de trabalho. Materiais instrucionais e debates compõem a programação.
Estarão presentes, a ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud, o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle e o secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy.
Evento
O Seminário Estadual de Conscientização e Enfrentamento à Prática de Assédio Moral na Administração Pública faz referência à Semana, de mesmo nome, criada em 2017, pelo Governo do Estado, por meio da Lei 22.404.
Esta é mais uma ação realizada, desde o início do Governo Zema, para combater essa prática abusiva. Outras iniciativas já foram adotadas, como a criação, na OGE-MG, de uma ouvidoria especializada, por meio da qual os servidores públicos podem registram suas manifestações.
Destaque, também, para a veiculação de campanha nas redes sociais e na imprensa mineira, com o slogan “Respeito, Todos Merecem”. A campanha teve como objetivo informar ao servidor público sobre a Ouvidoria de Assédio Moral e Sexual, ressaltando que diálogo e respeito são alguns dos valores fundamentais para que as relações sejam saudáveis e gerem um ambiente de trabalho produtivo para todos os servidores.
Programação seminário
A primeira palestra “O assédio moral na administração pública e suas tipicidades” será ministrada por Kátia Lima, psicóloga e professora. Na sequência, outro debate será conduzido pela procuradora do Estado de Minas Gerais, Raquel de Carvalho, que vai abordar “Responsabilização administrativa nos casos de assédio moral na visão dos tribunais”. Fechando a programação, com o tema “Gestão de Conflitos”, a apresentação será da advogada e professora Cintia Moreira Gonçalves.
Serviço
Seminário Estadual de Conscientização e Enfrentamento à Prática de Assédio Moral na Administração Pública
Data: 24/3/2021 (quarta-feira)
Horário: das 10h às 12h30
Participação/transmissão: Os interessados deverão, no dia do evento, acessar este link.