Orquestra Sinfônica de Minas homenageia Villa-Lobos e expoentes do Modernismo brasileiro em concertos inéditos

  • ícone de compartilhamento

Heitor Villa-Lobos entrou calmamente no palco do Theatro Municipal de São Paulo durante a Semana de Arte Moderna de 1922. De chinelos, sentou ao piano e, sob vaias e aplausos, ajudou a construir um novo lugar para a música brasileira no cenário mundial. Para evidenciar a importância do músico na contemporaneidade e celebrar os 100 anos da Semana de 22, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) apresenta gratuitamente dois concertos com obras do compositor carioca e outros expoentes modernistas nacionais.

A primeira apresentação, que acontece na quinta-feira (18/8), às 12h, e integra o programa O Modernismo em Minas Gerais e o projeto Sinfônica ao Meio-Dia, acontece no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. O segundo concerto, que ocorre no domingo (21/8), às 10h, e é parte integrante da aclamada série Concertos no Parque, será realizado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte.

O concerto terá tradução em libras e audiodescrição para assegurar o acesso de pessoas com deficiências auditivas e visuais. Os ingressos podem ser retirados na Bilheteria do Palácio das Artes ou no site www.fcs.mg.gov.br.

A programação conta com a regência do maestro convidado Roberto Tibiriçá nos dois concertos. Além de conduzir a orquestra, Roberto conversa com o público sobre a pujança do movimento modernista no país.

Com aproximadamente 2 mil peças escritas, Villa-Lobos é considerado o compositor mais prolífico e importante do Brasil.

O concerto que integra o programa O Modernismo em Minas Gerais e o projeto Sinfônica ao Meio-Dia, e acontece em 18/8, às 12h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, revisita a obra de Heitor Villa-Lobos. O programa traz a execução de “Bachianas Brasileiras: 2 e 4“ e a obra “Floresta do Amazonas: Melodia Sentimental, da Floresta Amazônica“.

Já a apresentação no Parque Municipal em 21/8 traz, além de Villa-Lobos, os compositores Lorenzo Fernandez, Camargo Guarnieri, que será interpretada pela OSMG a “Dança Brasileira”, Sivuca e Alberto Nepomuceno. O concerto contará com a participação dos solistas Robson Saquet (saxofone) e João Pedro Teixeira (acordeon), que executa “Rapsódia Gonzaguiana”, de Sivuca.

Serviço

Programa O Modernismo em Minas Gerais / Sinfônica ao Meio-Dia

Data:
 18/8 (quinta-feira)

Horário: 12h

Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes – Avenida Afonso Pena, número 1.537 – Centro – Belo Horizonte (MG)

Entrada gratuita

Concertos no Parque

Data: 
21/8 (domingo)

Horário: 10h

Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti – Avenida Afonso Pena, número 1.377 – Centro – Belo Horizonte (MG)

Entrada gratuita

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.