Orquestra Sinfônica e Coral Lírico interpretam Mozart
Sob regência do maestro Silvio Viegas, uma das obras-primas da história da música, Réquiem, do compositor alemão Wolfgang Amadeus Mozart, será executada em mais uma edição das séries “Sinfônica e Lírico ao Meio-dia” e “Sinfônica e Lírico em Concerto”. A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais vai executar, também, a obra Três Quadros, de Victor Meirelles, com o fagotista integrante da orquestra, Cláudio de Freitas.
Trechos das composições serão executados na terça-feira (25/6), ao meio-dia, com entrada gratuita. Na ocasião, algumas pessoas da plateia serão sorteadas para assistir ao concerto do palco. Trata-se do projeto “De Dentro do Palco”, uma sugestão do regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Silvio Viegas, que visa aproximar o público da orquestra e, assim, ampliar a difusão da música erudita. Os concertos contam com a participação dos solistas convidados Deborah Burgarelli, Aline Lobão, Lucas Damasceno e Mauro Chantal.
Cercada de histórias fantásticas, a missa para os mortos, de Mozart, teria surgido a partir do pedido de um homem misterioso, o que levou o compositor a acreditar que este era um mensageiro do destino e que o Réquiem que iria compor seria para seu próprio funeral. “A obra é carregada de sentimento, de fé, de uma entrega raramente vista, antes ou depois da criação dessa missa”, observa o maestro.
Antes de morrer, Mozart conseguiu terminar apenas três seções com coro e composição completa, deixando os instrumentais, o cifrado do contrabaixo e órgão incompletos, com anotações para seu discípulo Süssmayer.
Serviço
Sinfônica ao Meio-Dia
Local: Grande Teatro Palácio das Artes
Data: 25/6
Horário: 12h
Entrada gratuita