Outubro Rosa: detentas da Penitenciária de Uberlândia realizarão exames em mamógrafo móvel
Para prevenir o câncer de mama, as detentas que cumprem pena na Penitenciária de Uberlândia passarão por exames em um mamógrafo móvel nesta terça-feira (25/10). A iniciativa será executada em parceria com o município, que levará um veículo especializado e devidamente equipado para o atendimento até a unidade. Das 113 detentas, 22 terão acesso ao serviço, atendendo ao critério de idade, ou seja, mulheres acima dos 40 anos.
Ao longo do mês, todas as unidades do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) têm realizado uma série de eventos e ações voltadas à saúde do público feminino custodiado, com exames de cuidados da mulher, como o papanicolau, realizados pela equipe de saúde atuante na unidade. Na próxima semana, no Presídio de Montes Claros I, todas as detentas participarão de uma série de palestras com orientação para o autoexame e outros cuidados.
Outubro Rosa
Celebrada anualmente desde os anos 1990, a campanha internacional do Outubro Rosa busca compartilhar informações relativas à prevenção de doenças e à saúde da mulher, principalmente as relacionadas ao câncer de mama, mais comum entre elas. O objetivo é que, com o fomento de acesso às informações e aos serviços de diagnósticos, haja uma melhoria na qualidade de vida e um impacto no índice de mortalidade, estimulando uma redução dos casos.
Serviço
Detentas da Penitenciária de Uberlândia passarão por exames em mamógrafo móvel
Data: 25/10/2022 (terça-feira)
Horário da ação: 9h às 15h
Atendimento à imprensa: O diretor-geral da Penitenciária de Uberlândia I, Júlio César Ferreira, e o diretor de atendimento da unidade, Leandro Melazzo, estarão disponíveis para comentar a ação.
Local: Penitenciária de Uberlândia I (Rodovia Municipal Daura Ferreira Cherulli, S/Nº, Km 5 – Zona Rural, Uberlândia/MG)