Parceria vai ampliar pesquisas e compartilhamento de estruturas

  • ícone de compartilhamento

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) acaba de firmar acordo de cooperação técnica e científica com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O objetivo da parceria é unir esforços para realizar atividades relacionadas à pesquisa científica da Epamig e para o desenvolvimento tecnológico dos programas de pós-graduação da UFTM.

Nesta parceria, a vinculada da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)  e a UFTM vão alocar mão de obra técnica especializada e de apoio, estudantes, professores e pesquisadores para execução de trabalhos. As duas instituições vão disponibilizar, juntas, infraestrutura, laboratórios, equipamentos, máquinas, implementos e veículos.

Além disso, a parceria vai possibilitar a participação de professores e estudantes da UFTM em pesquisas desenvolvidas pela Epamig, concessão de bolsas de iniciação científica, produção conjunta de livros e artigos, estágios e transferências de tecnologias. O acordo tem vigência de cinco anos e pode ser prorrogado ou alterado por meio de termo aditivo. 

Em vista

De acordo com Thiago Henrique Corrêa, uma das primeiras ações da parceria é a criação de dois laboratórios, um para pesquisas com bioenergia (LaBen) e outro voltado para biologia evolutiva e manejo de pragas (LaBemp). “É importante observar que, devido à relevância produtiva do Triângulo mineiro, esses laboratórios vão ao encontro das necessidades da região, como o uso racional de recursos naturais, o estudo do impacto de intervenções ecológicas e o reaproveitamento de resíduos”, enfatiza Thiago.

Segundo o chefe da Epamig Oeste, Fernando Franco, a assinatura do acordo vai facilitar a entrada da universidade no Campo Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba (MG). "Vamos abrigar laboratórios que farão parte de uma unidade mista de pesquisa e transferência de tecnologia", destaca. "O segundo ponto diz respeito ao ganho intelectual e ao impulsionamento do desenvolvimento científico para a Epamig e para a UFTM nas áreas de entomologia e energias renováveis. Tudo isso sem falar nas possibilidades que nossos pesquisadores terão nos programas de ensino da UFTM”, completa Franco.

As ações realizadas como parte do acordo de cooperação serão divulgadas nos sites e nas redes sociais oficiais das instituições.