Parceria vai desenvolver produção de vinho e azeite em Diamantina

  • ícone de compartilhamento

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) assinou, juntamente com a Prefeitura de Diamantina, Associação dos Vitivinicultores e Olivicultores de Diamantina e Alto Jequitinhonha (Avodaj) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e  Mucuri (UFVJM), com apoio da Emater-MG, um protocolo para a cooperação entre os setores. O objetivo é estabelecer e executar projetos ligados à promoção da vitivinicultura e da olivicultura. Além disso, o documento também inclui ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação e cooperação técnica e educacional. 

A assinatura ocorreu durante visita de comitiva do Governo de Minas a vinícolas da região. Assinado na presença do vice-governador Paulo Brant e do cônsul da Itália em Minas Gerais, Dário Savarese, o protocolo prevê, ainda, estreitamento de laços com a Itália, com o compartilhamento de conhecimentos na produção de vinhos e azeites.

Paulo Brant ressalta a potencialidade turística da região de Diamantina e lembra, também, que o Estado tem o papel de apoiar as iniciativas da sociedade dando aos empreendedores condições de trilhar caminhos para o desenvolvimento e a sustentabilidade. “Diante do potencial que temos, estamos satisfeitos por cumprir com esse papel, criando um ambiente mais propício para que o investimento ocorra”, afirma o vice-governador.

Desenvolvimento

A Avodaj, associação que conta com média de 15 produtores, já investiu valor entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões no estabelecimento de parreirais e vinícolas para a elaboração de vinhos finos na região  “Além dos parreirais, partimos agora para a olivicultura, com boas possibilidades de produção de azeite”, conta o presidente, João Meira. Com apoio da UFVJM, será implantado um olival, que funcionará como uma unidade demonstrativa da Epamig de produção de azeitona e azeite.

Reafirmando a parceria registrada pelo protocolo de intenções, o diretor técnico da Epamig, Trazilbo de Paula, relata que o projeto já está em execução. "Os produtores da região contam com os serviços da Epamig de acompanhamento do manejo dos parreirais que utilizam, em sua grande maioria, a técnica da dupla poda da videira”, diz. 

A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).