Parque Estadual Cerca Grande comemora dez anos 

  • ícone de compartilhamento

O Parque Estadual Cerca Grande, em Matozinhos, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), comemorou dez anos de criação neste domingo (14/6). A unidade de conservação está localizada na região na Área de Proteção Ambiental (APA) Carste Lagoa Santa, com diversas formações rochosas e cavernas de importância histórica, incluindo um sítio arqueológico visitado pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880), com grande potencial para pesquisas e descobertas. 

No local, há abrigos e galerias com vestígios de arte rupestre. Além disso, o parque se destaca pela conservação da biodiversidade e por muitos atributos históricos e culturais, devido às descobertas feitas por Lund e outros pesquisadores, como explica a gerente da unidade, Mariângela Fátima de Araújo. O plano de manejo do parque, que traça instrumentos de integração da área com a comunidade, foi aprovado em maio. 

“Vamos poder promover a geração de renda, estimular o desenvolvimento regional e local, apoiar programas de turismo sustentável e a criação de cooperativas de eco produtos”, explica Mariângela. Ainda de acordo com a gerente, a perspectiva é que, com o fim da pandemia, o parque seja aberto à visitação do público, para que todos possam desfrutar as belezas e conhecer os elementos pré-históricos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

“O público vai poder visitar locais onde o homem pré-histórico viveu e morreu, entre 9 e 11 mil anos atrás. Temos um paredão natural cheio de janelas, como se fosse um palácio em ruínas, além de pinturas rupestres também datadas de milhares de anos”, conta.