Parque Estadual recebe cadeira para pessoas com mobilidade reduzida

  • ícone de compartilhamento

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, que abrange oito municípios na Zona da Mata, é mais uma Unidade de Conservação do estado a receber equipamento para pessoas com dificuldades de locomoção. Administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), a área de preservação passa a contar com uma cadeira Julietti, destinada ao transporte de pessoas com restrições de mobilidade ou deficiência.

A cadeira proporciona aos usuários a possibilidade de visitar mesmo os atrativos localizados em áreas de difícil acesso. O equipamento foi doado pela Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa) de Ubá.

Os funcionários do parque receberão treinamento para o uso do equipamento em trilhas a serem definidas. O equipamento estará disponível após a reabertura das unidades de conservação administradas pelo IEF, temporariamente fechadas em prevenção à covid-19. 

“A cadeira vai proporcionar aos usuários com dificuldade de locomação a possibilidade de apreciar atrativos anteriormente inacessíveis, uma vez que o parque está numa região predominantemente montanhosa”, diz a gerente do parque, Rose Belcavelo. 

Ibitipoca

O Parque Estadual do Ibitipoca foi o primeiro do estado a receber cadeiras Julietti (duas unidades), em janeiro deste ano. As duas unidades foram adquiridas pelo parque com fundos arrecadados em um jantar beneficente, que contou com apoio de diversos parceiros, segundo a gerente do Ibitipoca, Clarice Silva.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Germano Vieira, a iniciativa promove a diversidade e amplia a acessibilidade às belezas naturais que todas as pessoas merecem conhecer. “É assim, com uma medida simples, que buscamos divulgar as enormes belezas naturais de Minas Gerais, fazer com que as pessoas tenham educação ambiental, conhecimento da natureza, sentimento de pertencimento. Além de gerar emprego e renda para a população dos municípios do entorno dessas belezas”, comentou.