Patrimônio histórico é celebrado em agosto

  • ícone de compartilhamento

Em Minas Gerais, o mês de agosto será dedicado ao patrimônio histórico, cujo Dia Nacional é comemorado no dia 17. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e da Rede Minas, em parceria com a Appa — Arte e Cultura, preparou uma programação especial que conta com a exibição de filmes, lançamentos de publicações, exposições virtuais e lives.

As ações são gratuitas e podem ser acessadas nos sites iepha.mg.gov.br, secult.mg.gov.br e circuitoliberdade.mg.gov.br, além de integrar a programação da Rede Minas e os perfis das redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) das instituições envolvidas.

História

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico surgiu em homenagem ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade. Mineiro, ele foi pioneiro na formulação e implementação da política pública de reconhecimento da diversidade da cultura nacional.

Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo, destaca o Iepha-MG na valorização e proteção do patrimônio histórico. Segundo ele, “preservar o patrimônio cultural é reverenciar a tradição com um olhar sobre o futuro e, sobretudo, com foco em como essa história viva pode nos ensinar a ser melhores como sociedade”, aponta.

A presidente do Iepha, Michele Arroyo, destaca que, “neste ano, ao comemorar o mês de agosto, mês de Catopês, Marujada, Cabocladas, mês do patrimônio cultural, o Iepha e parceiros vão levar toda essa beleza e diversidade à casa de cada um”.

Ela ressalta a  programação especial na Rede Minas e nas redes sociais do Instituto e do Circuito Liberdade, e reforça que todos são convidados a reviver lugares especiais, núcleos históricos, festas, ritos, acervos, modos de fazer, comidas tradicionais e músicas presentes na rica paisagem cultural de cada município de Minas Gerais. 

Serviço:

Mês do Patrimônio Cultural 2020

Data: Agosto/2020

Acesso: Sites e redes sociais do Iepha-MG e Circuito Liberdade e também na programação da Rede Minas