Penitenciária de Unaí inaugura salas de audiência por videoconferência

  • ícone de compartilhamento

A Penitenciária de Unaí, no Noroeste do estado, inaugura nesta terça-feira (28/6) um novo espaço com salas de audiência por videoconferência. São quatro salas para serem usadas nesses atendimentos, mais uma cela, dois banheiros e uma sala multiuso. A construção do espaço foi custeada pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública de Unaí, por meio de verbas  da Vara de Execuções Penais de Unaí, obtidas em edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Foram investidos R$ 74,7 mil nas obras, que contaram com mão de obra de detentos da unidade.

Em média, oito audiências externas são realizadas por dia na penitenciária, o que demanda deslocamento de veículos e servidores, com no mínimo cinco policiais penais envolvidos por escolta. Eventualmente, as audiências são em outras cidades e até em outros estados. Agora com o novo espaço não haverá mais a necessidade do serviço de escolta, o que gera inúmeros benefícios para o trabalho da unidade prisional, como economia no gasto com automóveis e combustíveis, agilidade nos atendimentos com a possibilidade de audiências simultâneas e otimização da força policial, que pode permanecer na penitenciária realizando outras ações de segurança.

As salas são equipadas com computadores e webcams e possibilitam aumento no número de atendimentos de advogados na unidade prisional. Elas também serão usadas para outros serviços além das audiências por videoconferência, como audiências presenciais e reuniões do Conselho Disciplinar e da Comissão Técnica de Classificação (CTC).

Localizado na área interna na penitenciária, o espaço contou com a mão de obra de oito presos na sua execução. Eles foram selecionados pela Comissão Técnica de Classificação para a atividade e receberam remição de pena pelo trabalho executado.

Serviço

Inauguração das Salas de Audiência por Videoconferência da Penitenciária de Unaí

Data: 28/6/2022 (terça-feira)

Horário: 9h

Local: Penitenciária De Unaí I - Agostinho De Oliveira Júnior - Fazenda Macaúbas, sem número – zona rural, Unaí (MG)