Pesquisa apresenta impactos da pandemia na dinâmica demográfica de Minas
Na sexta-feira (19/2), às 10h, a Fundação João Pinheiro (FJP) apresenta resultados de um estudo que detalha os óbitos por covid-19 em Minas Gerais. O seminário on-line “2020 - O Cenário da Pandemia de Coronavírus e seus Impactos na Dinâmica Demográfica em Minas Gerais” divulga dados da pandemia, especificando, inclusive, consequências demográficas como migração e esperança de vida ao nascer. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FJP no YouTube.
O autor do estudo e pesquisador da FJP, Olinto Nogueira explica que o foco em demografia apresenta o comportamento da pandemia por período, sexo, faixa etária, cor/raça e Regiões Geográficas Intermediárias (RGInt). “Além disso, analisamos os impactos em dinâmicas demográficas como mortalidade, natalidade e migração”, aponta.
Outro resultado repercute a esperança de vida ao nascer. “Antes da pandemia, a esperança de vida ao nascer de Minas Gerais estava estimada, pelo IBGE, em 78,2 anos, um aumento, aproximadamente, de três anos em relação à última década. Nove meses de pandemia, em 2020, fizeram com que esse indicador, pelos cálculos da FJP, recuasse em torno de 0,65 meses. Isso representa perda de, aproximadamente, 20% em tudo que se ganhou nos últimos dez anos. É como se a esperança de vida ao nascer recuasse para o mesmo nível de 2018”, conclui o pesquisador.
Serviço
2020 - O Cenário da Pandemia de Coronavírus e seus Impactos na Dinâmica Demográfica em Minas Gerais
Data: 19/2/2021 (sexta-feira)
Horário: 10h
Transmissão ao vivo: clique aqui
Mais informações: comunicacao@fjp.mg.gov.br | (31) 99815.6019