Pesquisa vai conhecer condições de saúde e trabalho de professores de Minas durante pandemia
Pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) estão realizando um estudo para conhecer as condições de saúde e trabalho dos professores da rede estadual de ensino durante a pandemia. O trabalho, que começa nesta quinta-feira (20/8) e vai até 10/9, será feito por meio de formulário eletrônico e conta com apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
Podem participar professores que atuam em escolas estaduais ou que trabalharam na rede em algum momento no primeiro semestre de 2020. Os interessados devem responder a um questionário, por meio de celular ou computador com acesso à internet. O preenchimento leva, aproximadamente, 20 minutos. As perguntas são divididas por blocos de assuntos. Os pesquisadores garantem o sigilo total das informações.
Os educadores encontrarão questões referentes ao perfil sociodemográfico e possíveis mudanças em sua vida devido à pandemia, como em condições de trabalho e uso de tecnologias, situações de saúde, ocorrência de casos de covid-19, dificuldades enfrentadas, convivência familiar, hábitos e comportamentos durante o isolamento social. Para responder ao questionário, clique aqui.
Uma das coordenadoras do projeto, a professora Desirée Sant Ana Haikal destaca os objetivos do estudo. “Nosso propósito é dar voz ao professor e ver como esse momento de isolamento social está sendo enfrentado. Queremos ter representatividade de todos os municípios mineiros para que possamos traçar um perfil da condição de saúde e de trabalho dos educadores”.
A partir dos resultados da pesquisa, serão realizadas ações de intervenção com os participantes. “Vamos ajudar os professores a adotarem estilos de vida mais saudáveis e pretendemos criar um portal com conteúdos voltados para o interesse do mundo do trabalho e da saúde do docente”, conta Desirée, que conta com a parceria da professora Rosangela Ramos Veloso Silva no estudo.
Os dados também serão encaminhados para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs). “As informações podem auxiliar na implementação de estratégias para minimizar os impactos que a pandemia está tendo nas atividades didáticas“, completa Desirée.