Pesquisadoras da Funed participam do Pint of Science BH 2019
Três pesquisadoras da Fundação Ezequiel Dias (Funed) participam da IV edição do Pint of Science em Belo Horizonte, de 20 a 22 de maio, das 19h30 às 21h. As cientistas Clara Guerra e Luciana Silva, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), e Shirley Lasmar, da Diretoria Industrial (DI) da fundação vão participar do bate-papo que acontece em cinco bares da capital.
A iniciativa foi criada em 2013, por dois pesquisadores do Imperial College London, com a proposta de levar cientistas para conversar diretamente com as pessoas em ambientes descontraídos. A partir da Inglaterra, a ideia correu mundo. Neste ano, serão 24 países, num total de 85 cidades participando.
A edição de 2019 do Pint of Science, em Belo Horizonte, será organizada pelo MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, que é a primeira instituição museológica no mundo a realizar o evento. A ação de divulgação científica acontece nos bares Albanos Choperia, Cafeteria MM Gerdau, Cantina do Lucas, Casa Híbrido e Filé Espeto & Cia.
Confira os temas da participação de cada pesquisadora da Funed:
21/5 - Tem mulher na ciência, sim! - Casa Híbrido – Luciana Maria Silva, chefe do Serviço de Biologia Celular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed
Três cientistas premiadas nas áreas de Bioquímica, Biotecnologia e Neurociência apresentam as suas pesquisas e suas trajetórias.
21/5 - Vacinar ou não vacinar? Eis a questão. - Cantina do Lucas – Shirley Lasmar Lima, .farmacêutica gerente do projeto de transferência de tecnologia da vacina meningocócica C da Funed
O Brasil é referência mundial na produção e distribuição de vacinas. O painel vai abordar a vacinação, as pesquisas que amparam o desenvolvimento das vacinas, o Programa Nacional de Vacinação e a importância da delas para a saúde pública.
22/5 – A aranha arranha a jarra, a jarra arranha a aranha: o uso dos venenos de aranhas para tratamento de doenças. - Filé Espeto & Cia – Clara Guerra Duarte, analista e pesquisadora do Serviço de Toxinologia Molecular da Funed
O veneno das aranhas é um coquetel que contém grandes e pequenas proteínas que podem ser ou não tóxicas, porém algumas delas quando separadas podem servir como modelos de medicamentos. Antibióticos, analgésicos para tratamento do câncer, disfunção erétil, vacinas e etc.