Plano de Manejo do Monumento Gruta Rei do Mato passa por revisão

  • ícone de compartilhamento

O Plano de Manejo do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato foi revisado em oficinas realizadas na última semana. Foram analisados aspectos relacionados aos programas de gestão, principalmente de uso público, e ao zoneamento interno, com definição de regras específicas.

Administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), a unidade de conservação já tinha seu Plano de Manejo aprovado desde 2012, mas, conforme Lei Federal 9.985/2000, o documento deve ser revisto sempre que necessário. Por meio de acordo firmado entre o IEF e a Companhia Nacional de Cimento, foi contratada a empresa Ecosoul: planejamento, consultoria e soluções ambientais, para a condução das atividades referentes à revisão do plano.

Gerente do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, Maria Honorina Pereira Rocha frisa que a revisão do plano de manejo é fundamental para planejar cada um dos programas que vão, desde uso público, proteção, integração com o entorno, regularização fundiária e recuperação de áreas degradadas, até as pressões sofridas no entorno da unidade de conservação.