Plano na área de políticas sobre drogas é finalista do Prêmio Inova
O Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados/Tratamento e Prevenção do Uso/Abuso de Álcool, Tabaco e outras drogas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) é um dos finalistas da 5ª edição do Prêmio Inova Minas Gerais, na categoria Ideias Inovadoras Implementáveis. A relação completa dos classificados para a etapa final e votação popular, divulgada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), pode ser consultada neste link.
“Este Plano Mineiro está sendo construído de forma inédita, com a parceria da Organização Pan-Americana de Saúde - Opas/OMS e favorecerá, em larga medida, a indução das Políticas sobre Drogas junto aos 853 municípios do estado”, reforça a subsecretária de Políticas sobre Drogas da Sedese, Soraya Romina. Segundo ela, a indicação do Plano Mineiro da Política sobre Drogas da Supod demonstra o reconhecimento das ações que têm sido desenvolvidas pela secretaria no campo da prevenção do uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas.
O plano da Sedese concorre ao prêmio com outros cinco projetos inovadores, como “Metodologia Simplificada para Definição de Áreas de Risco, Restrição à Ocupação e Controle Especial em Função de Ameaça de Desastres Naturais”, “Programa de Desenvolvimento de Gestão Municipal”, “Projeto Renova Ipem-MG”, “Qualidade no Ensino Médio: Conexão das Escolas Estaduais do Estado de Minas Gerais rumo ao vestibular”, além de “Portal Ecossistemas”.
Ação
O Plano Mineiro Intersetorial de Cuidados/Tratamento e Prevenção do Uso/Abuso de Álcool, Tabaco e outras drogas é um marco nos esforços empreendidos pelo Governo de Minas para a entrega de serviços e ações à sociedade, por meio de políticas pública eficazes de enfrentamento ao fenômeno do uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas.
Ele reunirá um diagnóstico socioterritorial, conceitos, marcos legais, diretrizes, objetivos e um conjunto de estratégias e intervenções no campo da prevenção às drogas nos seus diferentes níveis, visando induzir as políticas públicas de cuidados, tratamento e prevenção nos 853 municípios mineiros. O foco será o fortalecimento dos fatores de proteção do uso/abuso de álcool, tabaco e o outras drogas, com especial atenção às crianças, jovens e adolescentes. Seu lançamento está previsto para até junho do ano que vem.