Plantão Digital é implementado em Lavras e Varginha

  • ícone de compartilhamento

As delegacias regionais em Lavras e Varginha, no Sul de Minas, são as novas integrantes do projeto Plantão Digital da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), desde terça-feira (16/6). O Plantão Digital teve início em fevereiro deste ano, nas delegacias regionais de Nova Lima e Barreiro.

Após realizados testes preliminares e com o aperfeiçoamento do sistema, foi possível dar início à segunda fase do projeto: a sua interiorização. No dia 2 de junho, o projeto foi ampliado para as regionais em Caratinga e Manhuaçu, sendo uma solicitação dos gestores destas unidades. O mesmo ocorreu no âmbito do Departamento de Polícia em Lavras. “As delegacias regionais em Lavras e Varginha nos procuraram demonstrando bastante interesse na implantação do projeto. Então efetivamos nossa solicitação à chefia superior”, explica o chefe do Departamento, delegado-geral Pedro Marques.

A delegada regional em Varginha, Renata Fernanda Gonçalves de Rezende, afirma ser de extrema importância a implantação do Plantão Digital, pois a nova ferramenta possibilita a otimização do trabalho policial, amenizando alguns problemas da instituição. “Vamos dar maior atenção à investigação criminal, pois poderemos escalar uma equipe menor para os plantões, utilizando toda essa tecnologia a favor dos trabalhos desenvolvidos”, avalia. 

Primeira experiência

Em Lavras, após a implantação do sistema nas duas regionais, a expectativa era pela realização do primeiro Plantão Digital, que ocorreu na madrugada de quarta-feira (17/6), conduzido pelo delegado Alexandre Rezende Vieira. “Essa inovação vai permitir maior agilidade aos procedimento flagranciais das delegacias de Lavras e Varginha. Temos um sentimento de tranquilidade para lidar com a ferramenta, pois já vínhamos fazendo testes com o sistema durante a semana”, afirma o delegado.

O delegado regional em Lavras, Josias Moreira Giffoni, comemorou a chegada do Plantão Digital à unidade. Segundo ele, o projeto visa trazer uma solução para um dos maiores problemas da instituição que é o número reduzido de policiais em determinadas áreas. “Vamos aproximar a Polícia Civil das tecnologias hoje disponíveis, que inclusive estão sendo utilizadas por outros órgãos, e vamos conseguir reduzir a quantidade de plantões de alguns servidores”, afirma.

Projeto

O Plantão Digital possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de videoconferência entre os policiais e envolvidos em ocorrências criminais, com maior rapidez dos procedimentos, ausência de deslocamentos que passam a ser desnecessários e com economia para o Estado.

Desde a inauguração em Belo Horizonte e Nova Lima, o projeto piloto foi regulamentado pela Resolução nº 8.133, assinada pelo chefe da Polícia Civil, que instituiu, em caráter experimental, o Plantão Digital, por videoconferência, na Delegacia Regional de Polícia Civil de Nova Lima e na Deplan III do Barreiro/Belo Horizonte.

O projeto é um dos prioritários para a PCMG e é acompanhado, mensalmente, pelo Governador Romeu Zema.