Plantio de ipês em Juatuba revitalizará a cidade

Mil mudas de ipês rosa e branco estão sendo plantadas nas ruas de Juatuba, na região Central de Minas, para transformar a paisagem da cidade. Cedidas à prefeitura pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), as árvores, que se dividem entre as vias do município e a pista de caminhada às margens da BR 262, são do viveiro de Barbacena, na Zona da Mata.

No lançamento do projeto “Minha cidade mais florida”, na última sexta-feira (25/10), o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, lembrou que a Prefeitura de Juatuba assumiu o licenciamento ambiental recentemente. Ele ainda destacou as parcerias entre o instituto e os municípios mineiros, que possibilitam ações como a reestruturação dos viveiros do IEF. “Estamos reformando as unidades que potencializam a arborização urbana e a revitalização de nascentes”, afirmou.

O plantio em Juatuba integra o programa “Árvore é Vida”, do grupo Caminhantes da Estrada Real, que tem a meta de semear um milhão de mudas. Segundo o idealizador da iniciativa no município, Alexandre Vieira da Silva, a ideia surgiu em 2014, inspirado no florescer das cerejeiras no Japão.