Plataforma Integrada do Turismo de Minas será cedida a Palmas e ao Estado de Goiás

  • ícone de compartilhamento

A Plataforma Integrada do Turismo (PIT), ferramenta de gestão de políticas públicas e compartilhamento de informações da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), com o apoio das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e de municípios mineiros, será cedida para mais duas localidades, a cidade de Palmas (TO) e o Estado de Goiás. 

Outros oito Estados brasileiros já aderiram à PIT e implantaram seu sistema de disponibilização de informações turísticas e planejamento territorial, enquanto outros quatro iniciaram as tratativas para cessão e uso. A PIT é cedida gratuitamente pela Secult-MG a secretarias e órgãos públicos de Turismo.

A cessão da plataforma para Palmas e Goiás acontecerá em solenidade on-line na próxima segunda-feira (29/3), a partir das 10h, transmitida ao vivo pelo canal da Secult no Youtube. O Estado do Tocantins, para o qual a Secult já cedeu a plataforma em dezembro do ano passado, também participará da cerimônia. 

PIT

A Plataforma Integrada do Turismo é uma ferramenta de planejamento e gestão desenvolvida pela Secult com objetivo de permitir o gerenciamento eletrônico das informações turísticas dos municípios mineiros por meio da adaptação da metodologia do Inventário da Oferta Turística.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, destaca a relevância do sistema na disponibilização de dados confiáveis sobre turismo para gestores e viajantes, além de fornecer subsídios para o planejamento de políticas públicas. 

“A PIT é um importante instrumento no processo de descentralização das informações relacionadas ao Turismo no Estado, por isso contamos com a parceria fundamental dos Circuitos Turísticos e dos municípios mineiros. É um processo de retroalimentação, com as localidades informando dados, que constituem a base para que nosso portal promocional Minas Gerais seja fonte de informações oficiais e atualizadas, apoiando e fortalecendo a cadeia produtiva do Turismo”, diz.

Vantagens

A plataforma despertou a atenção de gestores de Turismo de outros estados por apresentar benefícios como reduzir a tramitação de papel, fornecer uma base de informações para o planejamento, gestão e promoção da atividade turística aplicados à realidade de cada região, além de possibilitar e facilitar a criação de websites promocionais de órgãos, empreendedores e demais agentes que utilizarem a ferramenta.

A PIT apresenta sistema simples, intuitivo, fácil navegabilidade e acesso para diversos tipos de dispositivo; segurança da informação com preservação do conteúdo para Estado, IGRs e municípios; base ilimitada de conteúdos para criação ágil de websites promocionais e geração de conteúdo para planejamento de atividades, além do controle de pendências por meio de um painel geral para facilitar a concentração de esforços.

Na prática, a PIT é visualizada no Portal Minas Gerais e no perfil do Instagram @visiteminasgerais, que promovem o estado como destino e interligam toda a rede do turismo mineiro. Só em janeiro e fevereiro de 2021, foram 244 mil acessos orgânicos.

O portal tem como alicerce o Inventário da Oferta Turística, que é alimentado na PIT pelos municípios e IGRs mineiros. Ele é o principal instrumento de levantamento, identificação e registro da oferta turística municipal.

A inserção dos dados do inventário, além de ser obrigatória para a participação de municípios na Política de Regionalização do Turismo de Minas Gerais, permite que a plataforma mantenha informações atualizadas sobre infraestrutura de apoio a turismo, serviços e equipamentos e atrativos de todo o estado. Isso se reflete não só em uma base de dados úteis para o turista, como também norteia as políticas públicas da Secult para a promoção do turismo e para combate a possíveis ameaças ao setor.

Atualmente, com a contribuição de 517 municípios regionalizados e 44 Instâncias de Governança Regionais (IGRs), o Portal Minas Gerais concentra mais de 47 mil itens cadastrados. São mais de 16 mil serviços turísticos; cerca de 8 mil atrativos; 15 mil informações sobre a infraestrutura de municípios e mais de 6 mil registros entre blogs, eventos, roteiros, destinos, pacotes e circuitos turísticos. Os dados são de fevereiro de 2021.