Poços de Caldas integrará Associação Europeia de Cidades Termais Históricas
Município mineiro espera melhorar atrações turísticas para público europeu, além de criar novas políticas públicas voltadas para o setor
A parceria e similaridades com a cidade de Caldas da Rainha, em Portugal, garantiu ao município mineiro de Poços de Cadas, na região Sul de Minas Gerais, a adesão à Associação Europeia de Cidades Termais Históricas (Ehtta). É a primeira vez que uma cidade brasileira integra o circuito turístico.
A assinatura do acordo foi realizada durante a visita de comitiva brasileira a Caldas da Rainha, composta pelo vice-prefeito de Poços de Caldas, Júlio César Freitas, o secretário de Cultura e Turismo, Ricardo Fonseca Oliveira, e a participação da representante de Minas Gerais em Portugal pela Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), Izabela Drumond. A adesão foi oficializada com o presidente da Câmara de Caldas da Rainha, Vitor Marques.
A entrada de Poços de Caldas na Ehtta significará para o município mineiro a possibilidade de melhorar a atratividade de potenciais turísticos para o público europeu, além de incentivar novas políticas públicas voltadas para o setor.
Cidades irmãs
A adesão de Poços de Caldas ao circuito europeu se justificou em função da geminação da cidade e Caldas da Rainha. A parceria com o município português, como cidade irmã de Poços de Caldas, nasceu há 20 anos, em uma sessão na cidade europeia depois de proposição pelo então deputado Jorge Mangorrinha aproveitando a ocasião dos 500 anos de colonização do Brasil e a evidente similaridade entre as localidades.
Foi um mestre pedreiro português, no século XIX, que realizou em Poços de Caldas uma técnica já utilizada em Caldas da Rainha, que possibilitou o desenvolvimento termal da cidade.