Polícia Civil abre inscrições para o 60° Prêmio Motorista e Motociclista Padrão

  • ícone de compartilhamento

Estão abertas, até 25/9, as inscrições para o 60° Prêmio Motorista e Motociclista Padrão, promovido pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A tradicional premiação busca estimular atitudes responsáveis e posturas cidadãs na condução de veículos, tendo como foco a valorização da vida. Os interessados podem acessar o regulamento e a relação dos documentos necessários no site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais.

Podem se inscrever motoristas profissionais com, no mínimo, três anos de habilitação, registrados em Minas Gerais ou que exerçam a atividade no Estado na condução de veículos de táxi, transporte escolar, coletivo de passageiros, de carga e de emergência, além daqueles que atuam na prestação de serviços para órgãos públicos e motociclistas de transporte de pessoa ou carga (mototaxistas e motofretistas).

De acordo com a delegada Amanda Curty, coordenadora de educação de trânsito do Detran-MG, em 2020, a pandemia traz uma peculiaridade à premiação. “Além de o evento estar fazendo 60 anos, os motoristas profissionais têm sido grandes heróis em servir à população fazendo seu serviço, ainda que expostos ao coronavírus”, comenta, lembrando que o prêmio é um incentivo e também abre mais oportunidades no concorrido mercado de trabalho.

Os procedimentos do processo seletivo foram alterados e todas as inscrições ocorrem exclusivamente pela internet. Os condutores que atenderem aos critérios de documentação passam a concorrer efetivamente ao prêmio. Depois, a seleção será realizada por uma comissão composta por representantes indicados por órgãos, instituições e entidades de trânsito e transporte de Minas Gerais. Todas as boas práticas serão computadas na pontuação, como tempo de serviço na profissão, cursos relacionados a trânsito e elogios dos usuários.

A divulgação do resultado final está prevista para 16/10. Os condutores classificados em 1° e 2º lugares receberão medalhas e a certificação de condutor Padrão em sua área de atuação, em cerimônia com data a ser definida.