Polícia Civil implanta novidades no interior do estado
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) implementou o Plantão Digital em mais duas cidades. Agora, as Delegacias Regionais de Polícia Civil em Curvelo e Pirapora, pertencentes ao 14º Departamento de Polícia Civil em Curvelo, passam a contar com o projeto.
Esta foi a sétima inauguração de plantão digital nos últimos dez meses. A plataforma, lançada em janeiro na capital mineira, possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de uma sala virtual, evitando o deslocamento físico de pessoas entre as unidades. É também um projeto prioritário para a PCMG, com acompanhamento frequente do governador Romeu Zema.
Os delegados regionais de Pirapora, Diego Casemiro da Silva, e de Curvelo, Alexandre Viana Correa, falam da expectativa para o funcionamento do Plantão Digital. “Ele vai possibilitar uma melhor gestão dos recursos de forma que a PCMG possa prestar um melhor serviço e atendimento para a população”, comenta Silva. "Vamos atender 17 municípios ao todo nesse Plantão Digital. Esperamos que essa ferramenta possa ser difundida para que a PCMG possa otimizar as investigações policiais, que são o nosso principal objetivo”, afirma Correa.
Combate à corrupção
Outra novidade da PCMG foi a implementação do Núcleo de Combate à Corrupção (Nucc) no 5º Departamento de Polícia Civil, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, O objetivo é a apuração de ilícitos penais nas áreas das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Delegacias Regionais, com sedes nas cidades de Uberaba, Araxá, Frutal e Iturama, respectivamente.
O Nucc vai investigar fatos que tenham ocorrido, ou que tenham relação, com ilícitos descobertos a partir da Operação Malebolge, desencadeada pela 2ª Delegacia Regional em Araxá, que identificou, entre outros fatos, a existência de associação criminosa voltada aos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e obstrução à Justiça em prejuízo ao erário do município.
Instituído em 21/9, o Nucc terá atuação até 21/12, com possibilidade de prorrogação por igual período em caso de necessidade. Uma equipe de servidores da PCMG irá atuar exclusivamente no núcleo.
Mais detalhes em www.policiacivil.mg.gov.br.