Prazo de edital para interessados em gerir o Ibitipoca termina em 6 de agosto

  • ícone de compartilhamento

Os interessados em participar do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) relativo ao projeto de concessão à iniciativa privada do Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata, têm até quinta-feira (6/8) para encaminhar a documentação necessária. 

O objetivo do PMI é obter estudos prévios de viabilidade, levantamentos, investigações, dados, informações técnicas, projetos ou pareceres para estruturação do modelo de concessão dos serviços de hospedagem e turismo, entre outros, exceto a gestão ambiental, que permanece sob responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF). As informações serão usadas pelo Governo de Minas para ajudar na modelagem da licitação, a partir das contribuições do mercado. 

O Ibitipoca é a primeira das 21 unidades de conservação gerenciadas pelo IEF, que fazem parte do Programa de Concessão de Parque Estaduais (Parc), a ter seu PMI lançado. Para conferir o edital clique aqui.

Resultado

Finalizado o prazo para o PMI, o IEF terá dez dias úteis para dar o resultado. Vale destacar que o edital permite que o instituto receba propostas de mais de uma empresa, o que significa que o órgão pode levar em consideração informações fornecidas por mais de um interessado na hora de configurar o edital da concessão. 

O Parque Estadual do Ibitipoca é, entre os parques estaduais, a unidade mais visitada de Minas Gerais, com cerca de 100 mil visitantes por ano e arrecadação em torno de R$ 1,8 milhão no mesmo período. 

A unidade está localizada nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata, e possui como principais atrativos a Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos, o Pico do Pião e o Pico da Lombada. O parque ainda abriga mirantes, grutas, praias de águas doce, cachoeiras e piscinas naturais, além de incríveis paisagens e uma vasta diversidade de fauna e flora.